Palco de grandes eventos e de competições até internacionais. O gigante Ginásio de Esportes Irineu Bornhausen estava impossibilitado de sediar algumas competições por conta da situação das quadras. Agora a nessa sexta-feira, dia 9, às 19 horas, no estacionamento do Ginásio, localizado na rua Maria da Glória Pereira, s/nº, no Centro. Na oportunidade será declarado aberto o Campeonato Citadino de Futsal – Taça Vilmar “Nico” Zonta.
O ginásio foi inaugurado em 1981, o piso antigo era composto por tacos de madeira. No ano de 2018, o prefeito Elcio Rogério Kuhnen, assinou a ordem de serviço para a reestruturação do piso do Ginásio. Os recursos são provenientes do Governo do Estado e contrapartida do Município, por meio da Secretaria de Obras e Fundação Municipal de Esportes (FME). A reforma custou aproximadamente R$400 mil.
A primeira etapa foi realizada e custeada pela Secretaria Municipal de Obras. De acordo com o Secretário Alexandre Silveira foi retirado os tacos de madeira e entulhos, que foram substituídos por britas e lona. O piso passou a ser de concreto armado. Depois realizaram uma pintura com demarcação das faixas. Os recursos estavam previstos apenas para a reforma de duas quadras, assim o prefeito Elcio Rogério Kuhnen, garantiu que fosse feita a reforma completa. “Os tacos estavam velhos demais, soltos, oferecendo um grande risco. Algumas competições já não podiam ser realizadas naquele espaço. A reestruturação de uma parte era primordial, mas fazer todas as quadras foi excepcional”, comenta o prefeito.
“Essa reforma ficou ótima. Era um perigo para nossos atletas, com tacos soltando, eles podiam se machucar. Na Supercopa América de futsal, realizada no mês passado, ficamos juntos com grandes equipes como Flamengo, Botafogo, Santos e Atlético Paranaense, que elogiaram muito o ginásio. Disseram que a quadra estava perfeita. A Prefeitura de Camboriú está de Parabéns”, comenta o treinador da equipe sub 15 e 17 de futsal do Abut – Monte Alegre, Nilton Duarte.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Altair Kadiz, agora a cidade tem um ginásio de Esportes à altura das competições que o Município merece. “Estamos muito felizes com a obra. Nossos atletas esperavam ansiosos, e graças a essa reforma vamos receber muitas competições como Olesc, o próprio Citadino de Futsal e a Supercopa, um evento internacional de futsal, Brasileiro de Badminton que só recebemos por causa das ótimas condições do ginásio. Foi muito importante a união de várias Secretarias, como a Educação, Administração, Planejamento, Trânsito, Cultura e Obras”, declara.
Além do novo piso, o ginásio recebeu a pintura das quadras, arquibancadas e parte externa, reforma do telhado, novo placar eletrônico e melhorias elétricas e hidráulicas. Os atletas de basquete também terão uma nova opção para a prática do esporte, com uma quadra novinha com tabelas.