Em reunião ocorrida nesta quinta-feira (17), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Balneário Camboriú (OAB/BC), foram apresentados por técnicos da Emasa aos membros presentes do Comitê de Acompanhamento das Obras da ETE Nova Esperança, o relatório da evolução das obras que estão sendo implementadas na estação.
Dentre as obras implementadas, estão a colocação de dois equipamentos de gradeamento fino mecanizados nas calhas de entrada dos efluentes na estação, a aquisição de um triturador e três novas bombas que estão sendo instaladas na próxima semana, o andamento da obra do novo decantador, cuja colocação do concreto se dará em breve, além da apresentação dos processos de limpeza de tanque e demais componentes da estação.
Em relação ao estudo do solo para uso temporário da lagoa de aeração, foi dado conhecimento aos membros do Comitê de ofício encaminhado ao IMA e ao MP em que, além do encaminhamento deste estudo, foram descritas as sugestões de possiblidades para a utilização da lagoa de aeração até a finalização da construção dos novos tanques. No momento, está sendo aguardado retorno destes órgãos sobre os passos a serem dados em seguida.
O Comitê Intersetorial de Monitoramento e Acompanhamento das obras da ETE é formado por representantes da OAB/BC, do Observatório Social, do Comitê da Bacia do Rio Camboriú, entidades de classe, secretarias municipais e Emasa. Nova reunião do Comitê ficou marcada para setembro próximo.