No início da manhã desta quinta-feira, o 13º Batalhão de Bombeiros Militar foi acionado para combater um incêndio em um restaurante localizado na Avenida Central, em Balneário Camboriú. A ocorrência, que teve início às 04h07min, foi classificada como um incêndio em edificação e exigiu uma resposta imediata das equipes de resgate.
O incêndio foi atendido pelo 1º Pelotão de Bombeiros de Balneário Camboriú, que enviou as viaturas AR-122, ABTR-122, ASU-298 e AEM-07 para a cena. Ao chegarem ao local, os bombeiros depararam-se com a porta de entrada do estabelecimento comercial aberta e uma intensa concentração de fumaça em seu interior, embora não tenham visualizado chamas de imediato. Como medida inicial, a porta foi fechada novamente para conter a propagação do fogo.
Após preparar o equipamento de combate ao fogo, a equipe ingressou no restaurante, onde se deparou com uma grande concentração de fumaça no plano superior do edifício. O foco do incêndio foi identificado na área da cozinha, onde, de acordo com informações fornecidas pelo proprietário e um funcionário, uma fritadeira poderia ter sido deixada ligada devido à falta de energia elétrica no final do dia anterior. A restauração da eletricidade pode ter sido o gatilho para o início do incêndio.
Com a utilização de aproximadamente 500 litros de água, os bombeiros conseguiram extinguir o incêndio. Além disso, abriram a porta principal e utilizaram ventiladores para ventilação natural, enquanto a porta de um estabelecimento adjacente, também pertencente ao mesmo proprietário, foi aberta para facilitar a dissipação da fumaça.
Durante o incidente, um funcionário que estava no segundo pavimento do edifício percebeu a fumaça e evacuou o prédio, deixando a porta aberta para garantir a saída segura. O incêndio causou danos significativos tanto no restaurante quanto no comércio vizinho, afetando as estruturas devido ao calor e à fuligem.
Após a cena ser declarada segura, o proprietário do restaurante foi orientado a seguir os procedimentos para a confecção de um Informe Pericial. A área foi isolada e deixada sob a responsabilidade do proprietário.