Levantamento realizado pelo Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Balneário Camboriú (Sindisol) revela que, até o momento, cerca de 85% dos leitos de hotéis da cidade já estão reservados para a semana do Réveillon 2022/2023. O mesmo estudo aponta que a ocupação média dos hotéis da cidade para janeiro do próximo ano gira em torno de 74%. Em fevereiro esta ocupação deve ser de 64% e de 70% no período do Carnaval.
De março a julho deste ano – considerados meses fora da temporada – a média de ocupação da rede hoteleira de Balneário Camboriú ficou em 61,34%, conforme mostra o levantamento do Sindisol. Por mês, março (73,06%), abril (68,79) e julho (68,44%) registraram as maiores médias de ocupações do período. Em maio, a ocupação média foi de 51,67% e em junho, 44,76%.
“Tivemos nos últimos dois anos um aumento considerável na ocupação dos finais de semana, elevando a média da ocupação anual. Ainda assim, temos dias de semana que ficam com média abaixo do esperado. Acreditamos que o novo fluxo extra gerado pelo Centro de Eventos ajude a transformar também a ocupação semanal dos hotéis da cidade”, explica o diretor de hotelaria do Sindisol, Rodrigo Vieiras.
Novo momento gera aumento da ocupação
Para Rodrigo, são vários os motivos para o aumento da ocupação média da rede hoteleira do município ao longo do ano. Ele destaca, no entanto, o trabalho de divulgação que vem sendo feito há muitos anos pelo BC Convention & Visitors Bureau e Secretaria Municipal de Turismo, com apoio do Sindisol e de todo o trade turístico. Outro fator, conforme Rodrigo, é a participação da cidade em feiras e eventos nacionais e internacionais de turismo. “Esse é um trabalho que vem realizado desde os anos 80 e foi intensificado a partir de 2008”, acrescenta.
Segundo Tayana Nitz, diretora do Sindisol, o alargamento da faixa de areia da Praia Central trouxe uma exposição espontânea na mídia nacional e internacional para a cidade, fazendo com que Balneário Camboriú virasse assunto em diferentes regiões do país. “Além disso, os novos atrativos turísticos do município, como a Big Wheel e o Oceanic Aquário, a demanda reprimida do pós-pandemia e a alta do dólar – tornando mais caras as viagens ao exterior – fizeram com que a procura por destinos internos aumentasse”, acrescenta Rodrigo.
Reservas com antecedência
O novo momento do turismo local está exigindo um planejamento maior por parte do turista que deseja visitar Balneário Camboriú na alta temporada. “Sugerimos que o visitante já reserve hotel com pelo menos seis meses de antecedência para não correr o risco de ficar sem vaga no verão. O mesmo vale para feriados prolongados”, cita Tayana Nitz.
Para preparar o setor para as novas demandas, o Sindisol também vem desenvolvendo uma agenda de cursos e capacitações voltadas aos gestores de hotéis e restaurantes da região. Em setembro deste ano, por exemplo, a entidade apoiou a realização de um curso de Gestão de Governança Hoteleira e associados do Sindisol ganharam 15% de desconto no valor da capacitação.
A cidade conta também com o Capacita BC, um programa em parceria do BC Convention e o Sebrae que vem realizando cursos e treinamentos para empresários e colaboradores do setor. O Sindisol é parceiro do Capacita BC e também do curso de Manipulação de Alimentos realizado anualmente na cidade.