A Emasa, Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú, publica nesta sexta-feira (09), relatório de balneabilidade que aponta que todos os dez pontos de coleta da Praia Central estão próprios para banho, assim como nas praias agrestes, onde só não está próprio o ponto medido dentro da lagoa de Taquaras, que não é utilizada para banho. O resultado pode ser conferido no site da Emasa em: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal.
A Emasa faz as coletas de balneabilidade três vezes por semana, menos nos dias de chuva, já que as precipitações interferem diretamente no resultado das análises. Ao todo, são monitorados quinze pontos, dez na Praia Central e cinco nas Praias Agrestes. Os pontos monitorados pela empresa são os mesmos do monitoramento feito pelo Instituto do Meio Ambiente – IMA.
No resultado são levados em conta os resultados das cinco últimas coletas, conforme Artigo 9° previsto na Resolução CONAMA nº 274/2000, que define os critérios de balneabilidade em águas brasileiras. A empresa contratada pela Emasa para fazer o serviço é a Umwelt Biotecnologia Ambiental, empresa credenciada pelo IMA e acreditada no INMETRO, que atua há 27 anos no mercado.
Para ter a condição de PRÓPRIO para banho, cada local analisado tem que apresentar uma concentração de no máximo 800 NMP/100ml da bactéria Escherichi coli (E. coli), em 80 % de cinco amostras consecutivas. NMP é a abreviatura para Número Mais Provável.
Relatório do IMA também mostra melhora na Balneabilidade:
O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou um novo relatório de balneabilidade nesta sexta-feira, 9. Na praia Central de Balneário Camboriú foram feitas 10 coletas, sendo que 07 delas apresentaram água própria para banho.
O relatório completo do IMA pode ser acessado em: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/
Resultado positivo após meses de resultados negativos:
A Praia Central de Balneário Camboriú vinha amargando desde a temporada passada resultados negativos de balneabilidade. Um dos fatores que podem ter contribuído para essa melhoria é a reativação da lagoa de aeração na Estação de Tratamento de Esgoto da Emasa, iniciada em 20 de janeiro. Além disso, a escassez de chuvas na região nas últimas semanas também pode ter desempenhado um papel na melhoria dos índices de balneabilidade da Praia Central.