Nesta semana, houve uma divergência entre o relatório divulgado pela Emasa e o relatório do Instituto do Meio Ambiente (IMA) sobre a balneabilidade das praias de Balneário Camboriú. Enquanto o relatório da Emasa, baseado em uma única coleta realizada em 10 de fevereiro, apontou que todos os pontos da Praia Central estavam próprios para banho, o relatório do IMA, baseado em sua coleta habitual realizada em 13 de fevereiro, indicou que todos os pontos da Praia Central estavam impróprios para banho.
Apenas uma coleta foi realizada pela Emasa neste ano, enquanto a legislação exige cinco amostras para medir a balneabilidade com periodicidade definida. Isso levanta dúvidas sobre a informação divulgada pela prefeitura de Balneário Camboriú, que afirmou que todos os pontos da Praia Central estão próprios para banho.
O ponto é considerado próprio para banho quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.
Já um ponto é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas anteriores, no mesmo local, for superior a 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000.
Praias Agrestes estão limpas:
As praias de Estaleirinho, Estaleiro, Taquaras e Lagoa de Taquaras e Laranjeiras estão próprias para banho em ambos os relatórios.
O relatório divulgado pela Emasa pode ser acessado neste link: https://www.emasa.com.br/emasa/laboratorios/balneabilidade-praias–boletim-semanal.
O relatório divulgado pelo IMA pode ser acessado neste link: https://balneabilidade.ima.sc.gov.br/