O projeto ReciclaBC bateu mais um recorde histórico, coletou em janeiro deste ano 129,38% a mais resíduos recicláveis do que em janeiro de 2019.
Nos últimos seis meses o ReciclaBC bateu o recorde histórico de quantidade coletada em quatro ocasiões e na média coletou nos últimos seis meses 60% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Isso significa que as famílias de Balneário Camboriú encaminharam para reciclagem, em apenas seis meses, 600 toneladas a mais de produtos recicláveis o que gerou emprego e renda através das cooperativas que recebem a doação desses resíduos.
“A resposta da comunidade à campanha do Recicla BC mostra o nível de comprometimento da sociedade com questões ligadas ao meio ambiente, desde que haja campanha de conscientização como a que está sendo feita. Quem participa, além de estar fazendo a sua parte, dá um exemplo valioso para que nos tornemos referência nesta questão. O meio ambiente agradece”, salientou o prefeito Fabrício Oliveira.
No ano de 2020 o ReciclaBC continuará investindo em sensibilização, lembrando aos moradores e visitantes de Balneário Camboriú a fundamental contribuição que dão ao meio ambiente quando encaminham resíduos para reciclagem.
SAIBA + SOBRE O RECICLABC
Pergunta: ainda não faço parte da coleta seletiva, como posso participar?
Resposta: verifique o dia que o caminhão passa em sua rua e coloque os recicláveis para serem recolhidos.
Pergunta: qual o dia que o caminhão passa na minha rua?
Resposta: a tabela está sempre atualizada em https://reciclabc.com.br/coleta/
Pergunta: a mesma equipe recolhe o lixo comum e o reciclável?
Resposta: não, são equipes e caminhões diferentes que recolhem em dias e horários distintos.
Pergunta: já vi o caminhão misturar lixo comum com o reciclável, por qual motivo isso ocorreu?
Resposta: o reciclável deve ser posto para recolher somente no dia de passagem do caminhão específico, para evitar que o coletor confunda os resíduos.
Pergunta: quais resíduos são recicláveis?
Resposta: basicamente plásticos, vidros, metais e papéis limpos. Fraldas descartáveis e papel higiênico usado não são recicláveis. Lâmpadas fluorescentes, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos devem ser entregues onde foram comprados, pois fazem parte da logística reversa.
Pergunta: como devo separar o reciclável?
Resposta: os resíduos devem ser separados em lixo comum e reciclável. No dia da coleta o reciclável deve ser posto para recolhimento pela equipe específica.
Pergunta: o que é feito com os recicláveis recolhidos?
Resposta: são entregues para cooperativas de reciclagem da região. Está prevista para 2020 a construção de uma Central de Valorização de Materiais, na Várzea do Ranchinho, onde as cooperativas poderão trabalhar e aumentar a renda proveniente dos recicláveis.
Pergunta: onde estão localizados os ecopontos e o que eles recebem?
Resposta: na praça da Barra, na Terceira Avenida altura da rua 2870, na Praça Higino Pio e na Avenida Palestina esquina com rua Paraguai. Eles funcionam 24 horas por dia e durante dia tem um monitor prestando orientações. Eles recebem metais, plásticos, vidros, lâmpadas fluorescentes, pilhas e baterias. A entrega de lâmpadas, pilhas e baterias nos ecopontos é reservada apenas a pequenos geradores, pessoas com grandes volumes devem procurar quem lhes forneceu os produtos para encaminhar à logística reversa.
Ver o calendário de coleta de resíduos comuns-> https://reciclabc.com.br/coletaderesiduos/
Ver o calendário de coleta de resíduos recicláveis -> https://reciclabc.com.br/coleta/
Para agendamento de coleta de volumosos – WhatsApp 47 99993-0220
Para contato com o ReciclaBC – WhatsApp 99647.9495