Com 236 páginas, o livro on-line Missão Fotográfica do Núcleo de Estudos em Fotografia e Arte (NEFA BC) pode ser acessado gratuitamente pelo https://en.calameo.com/read/0040955580772a7c8784d .
A obra resultou do projeto homônimo do fotógrafo Flavio Fernandes, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) de Balneário Camboriú. Por meio de uma missão fotográfica, a partir de agosto de 2020, 11 fotógrafos desenvolveram projetos em que procuraram colocar o olhar em determinado aspecto de Balneário Camboriú. O livro on-line com as imagens captadas pelos participantes do projeto foi lançado em 17 de julho.
“No contexto de uma missão fotográfica, o fotógrafo passa a ser os olhos do público ao transitar em territórios desconhecidos e trazer, por meio da imagem fotográfica, uma leitura própria da realidade”, comenta Flavio, coordenador da Missão Fotográfica.
No desenvolvimento dos projetos, os fotógrafos foram acompanhados por uma equipe de especialistas na arte fotográfica, em reuniões on-line. Integraram a equipe, além de Flavio, Marcelo Greco como consultor e Lucila Horn e Marcelo Fernandes como orientadores.
Também resultou da Missão Fotográfica uma projeção multimídia, que está disponível no YouTube: https://youtu.be/-5wUjzUSrEY .
PARTICIPANTES DA MISSÃO
Participaram do projeto os fotógrafos/artistas Carla Bordin, Celso Peixoto, Cicero Viegas, Flavio Fernandes (coordenador), Lucas Correia, Diorgenes Pandini, Felipe Gallarza, Paloma Gomide, Thainara Giraldi, Rivo Biehl e Soninha Vill.
O QUE É UMA MISSÃO FOTOGRÁFICA
As missões fotográficas nasceram da necessidade de documentação e são ligadas ao colonialismo e imperialismo europeus. O conceito de missão está vinculado a uma proposta permanente ou ocasional, que confia ao fotógrafo ou grupo uma documentação determinada sobre um território. Como ponto relevante desse processo, está a formação de arquivo para a memória, com a criação de documentação que pode ser tanto do campo do registro como da poética.