Mãos sujas de tanto mexer na terra, partilha da pá, do regador e do ancinho entre as crianças, várias perguntas sobre como fazer isso ou aquilo. Esse foi o cenário visto na escola municipal Marlene Pereira Zuchi, nessa quarta-feira, dia 4, enquanto alunos auxiliavam no plantio de mudas de alface na horta recém-estruturada na unidade de ensino. A escola foi a primeira a participar do projeto Temperar, realizado pela Secretaria de Agricultura de Camboriú, que visa implantar e manter um espaço para cultivo de hortaliças em todas as unidades escolares municipais.
continua após a publicidade
Na escola, já foram plantados cebola, salsinha, alface, beterraba, aipim, couve-flor, tomate, pimenta e jabuticaba. Nos próximos dias, ainda serão cultivados abobrinha, pepino e melancia, além de pés de ameixa, pitanga, morango e maracujá. Todos os alimentos serão servidos na merenda escolar. Nas próximas semanas, o trabalho de organização das hortas será realizado na Escola de Campo Lajeado e na Escola Municipal Lucinira Melo Rebelo. Para zelar pelo espaço, servidores da Agricultura farão visitas semanais à escola e terão o apoio dos profissionais das escolas.
Segundo o secretário de Agricultura, Eduardo Melo Rebello, o Dado, o projeto Temperar busca promover a alimentação saudável para os alunos de Camboriú. “Falamos sobre a importância de manter uma alimentação de qualidade, à base de verduras, frutas e legumes. Nada melhor então do que criarmos espaços para plantação desses alimentos dentro das escolas. Acompanhando todo o processo, desde o plantio até o consumo dessas hortaliças, conseguiremos reforçar essa cultura na vida das crianças”, enfatiza.
O aluno Victor Zeferino Leonel, de 11 anos, já teve contato com o plantio em terra em outras ocasiões. Ao lado dos pais e irmãos, criou uma horta no sítio da família com frutas e legumes. Entretanto, ele acredita que aquele momento não se compara com a experiência de ver o surgimento de uma dentro da escola. “A horta faz bem para a gente, sabe? Porque agora teremos vários alimentos saudáveis plantados aqui dentro. Além de participar da plantação e coleta, garanto que vou ajudar a cuidar. Nós estamos fazendo isso com amor e carinho, não podemos perder por falta de cuidado”, defende.