O projeto “Cidade Gentil: Caminhos de Balneário Camboriú” inicia, neste sábado e domingo (2 e 3 de dezembro), uma série de roteiros turísticos e culturais pela cidade. Patrocinado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com recursos da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), o projeto proporcionará caminhadas guiadas, nos três primeiros finais de semana de dezembro, por três roteiros temáticos: rios, árvores e praças.
A estreia dos passeios terá os rios como foco, em percursos curto (três quilômetros), médio (cinco quilômetros) e longo (12 quilômetros), por alguns dos rios e córregos da cidade, passando por nascentes, matas ciliares, lagoas e foz (confira no fim do texto os horários e os pontos de encontro). Interessados em participar devem se inscrever, gratuitamente, pelo link https://forms.gle/aUQrRoV7A4vLYimV9. Durante as caminhadas, serão distribuídos os Guias de Caminhada com as informações dos roteiros.
O projeto partiu do pensamento de que a identidade de um lugar depende de sua apropriação pelas pessoas de forma compartilhada e afetiva. De acordo com a proposta, para que as paisagens urbanas consigam consolidar sua essência, é preciso que a própria comunidade as vivencie, estimulando a valorização e a preservação desses espaços cheios de significado.
“Caminhar pela cidade, no ritmo dos diversos corpos humanos, conecta os cidadãos a seus territórios e suas comunidades, e nos sensibiliza para o entendimento de qual cidade queremos viver”, diz o proponente do projeto, o arquiteto urbanista do coletivo Observatório de Interações no Ambiente (OiA), Gabriel Gallarza.
Em ritmo lento, indicadas para todas as idades e para múltiplas capacidades de mobilidade, as caminhadas do projeto são destinadas à população em geral e aos turistas, bem como a todos os interessados em urbanismo, meio ambiente e patrimônio cultural. O roteiro curto percorre rotas acessíveis e conta com intérprete de língua brasileira de sinais (Libras) e tradutores para o inglês e espanhol.
Nos dias 9 e 10 de dezembro, o foco das caminhadas serão as árvores. Os roteiros terminam dias 16 e 17 de dezembro, pelas praças da cidade. Os participantes serão acompanhados por um urbanista, que orientará no reconhecimento da natureza e da cultura que formam a paisagem urbana. No mesmo link de inscrição, há mais informações.
Roteiros
Data/ horário/local de encontro:
RIOS
– CURTO: sábado 02/12, às 9h – Praça da Bíblia
– MÉDIO: sábado 02/12, às 15h – Escola Vereador Santa
– LONGO: domingo 03/12, às 9h – Câmara de Vereadores
ÁRVORES
– CURTO: sábado 09/12, às 9h – Praça Silveira Júnior
– MÉDIO: sábado 09/12, às 15h – Escola Vereador Santa
– LONGO: domingo 10/12, às 9h – Av. Atlântica, 3640
PRAÇAS
– CURTO: sábado 16/12, às 9h – Praça Almirante Tamandaré
– MÉDIO: sábado 16/12, às 15h – Praça Almirante Tamandaré
– LONGO: domingo 17/12, às 9h – Praça Almirante Tamandaré