Em uma parceria entre o Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento (LADADE), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a Secretaria e Educação do Município (SEDUC), os alunos do CEM Nova Esperança passarão, a partir do dia 17, por avaliações dos aspectos físicos e motores pelo projeto Perfil de Saúde e Desempenho de Escolares de Balneário Camboriú.
O projeto faz parte de vários trabalhos no LADADE, entre eles a tese de doutorado em Ciências do Movimento Humano da estudante Tailine Lisboa e tem o objetivo de obter dados referentes a variáveis físicas e motoras voltadas para saúde e desempenho de crianças e adolescentes da Rede Municipal de Ensino. O trabalho é feito através de avaliações e testes físicos, medições, pesagens, perfil do aluno quanto às práticas esportivas realizadas na escola e fora dela para então relacioná-las a aprendizagem e desenvolvimento do aluno.
“O Laboratório de Pesquisa vem trazendo questionamentos sobre a aplicabilidade de muitas pesquisas, e com essa parceria com escola e prefeitura pode-se trazer resultados que serão significativos para todos os envolvidos – pesquisadores, escola, município, pais e escolares”, disse Tailine.
Nesta quarta-feira (05), questionários foram enviados aos pais dos alunos do CEM Nova Esperança com o intuito de saber um pouco mais sobre as atividades da vida diária de cada um. De acordo com a pesquisadora, os resultados obtidos com a investigação terão um retorno à SEDUC, escola, professores e responsáveis dos alunos participantes, proporcionando assim dados que promovem a saúde, desempenho e desenvolvimento dos estudantes. A ideia é que o projeto tenha continuidade em 2019 com mais escolas da rede envolvidas.