Para agilizar o acesso do paciente ao médico especialista e diminuir as filas de espera da Atenção Especializada de Saúde, Balneário Camboriú aderiu ao Programa Telessaúde, do Governo do Estado. O principal objetivo do Telessaúde é qualificar o atendimento nas unidades básicas de saúde, tornando o serviço cada vez mais resolutivo e diminuindo o número de encaminhamentos desnecessários.
“Com uma atenção primária organizada, os problemas de saúde podem ser diagnosticados e tratados precocemente. Isso tudo reflete na qualidade de vida da população”, explica a secretária de Saúde, Leila Crocomo.
O Telessaúde propõe um diálogo entre médico e especialista realizado através de mensagens, relatório e fotos, em tempo real. “O clínico geral passa por uma tele consultoria, onde ele irá encaminhar os exames e o relato do caso do paciente para o especialista, que vai auxiliar na definição do nível de prioridade e a especialidade do caso (cardiologia, endocrinologia, reumatologia, neurologia, ortopedia, dermatologia)”, explica o diretor de Ações Especializadas da Secretaria de Saúde, Victor Moreira.
O serviço integra o programa de Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Saúde (SUS). Os municípios que aderem ao Telessaúde são equipados com equipamentos eletrônicos, como monitores, computador, web cam, intra cam, e outros aparatos, que permitem que especialistas analisem e emitam laudos de um paciente em questão de minutos.