O programa Se Liga na Rede, da Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA), está fiscalizando as redes de esgoto das residências e estabelecimentos comerciais nas ruas do Centro de Balneário Camboriú e Praia dos Amores. A fiscalização tem o objetivo de verificar a situação das ligações hidrossanitárias, através de testes de fumaça e lançamento de corantes na rede de esgoto.
Até o momento, o programa já realizou os testes de fumaça nos bairros Pioneiros, Nações, Praia dos Amores e em 20{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} do Centro do município. A segunda etapa da fiscalização, que é a realização dos testes de corante dentro das residências, foi feita nos bairros Pioneiros, Nações e em 50{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} da Praia dos Amores. “Além da fiscalização, os fiscais e técnicos também orientam as pessoas na utilização correta da rede de esgoto para evitar a poluição dos nossos rios e ajudar na balneabilidade das nossas praias”, comentou o diretor da EMASA, Carlos Haacke.
De acordo com o último balanço divulgado pela EMASA foram vistoriados 5.979 imóveis, sendo que 3.568 irregularidades foram encontradas. As principais irregularidades constatadas nas residências são a inexistência da caixa de gordura (35{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}), água pluvial conectada à rede de esgoto (25,6{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}), inadequações na caixa de gordura (23{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}), não conectado à rede esgoto (8,4{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}), conectado parcial à rede de esgoto (5,7{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}), existência de fossa, filtro/sumidouro (1,06{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}) e esgoto sanitário conectado à rede pluvial (0,78{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d}). E dos 850 imóveis já reinspecionados, apenas 414 estão regularizados.
Segundo a fiscal sanitarista do programa, Beatriz Nunes, se for encontrado alguma irregularidade após a inspeção o morador é notificado. “Com a notificação, a pessoa tem 45 dias para se regularizar e então realizamos a reinspeção para verificar se as inadequações foram sanadas. Caso não tenha sido regularizado o problema, entra a parte da intimação onde o consumidor tem 15 dias para entrar com a defesa na EMASA. E se mesmo assim não for solucionado o problema, a pessoa será multada”, explicou.
Confira algumas orientações do Programa Se Liga na Rede:
– O imóvel deve ter caixa de gordura. Limpe periodicamente, coloque resíduos em recipientes plásticos e envie junto com o lixo ou doe para a reciclagem;
– Não despeje gordura de alimentos ou óleo de cozinha na rede esgoto;
– Não jogue lixo no vaso sanitário ou nas caixas de esgoto;
– A rede de esgoto da EMASA não foi projetada para receber as águas da chuva. Por isso, se fizer ligação da rede pluvial na rede de esgoto, o sistema pode transbordar, causando a proliferação de doenças e mau cheiro.
Qualquer dúvida ou informação pode ser esclarecida pelo telefone 0800 643 6272.