Começou nesta segunda-feira (08), a formação de 45 professores da Rede Municipal de Ensino de Balneário Camboriú, para o projeto Mídias na Escola. O projeto, desenvolvido pelo Instituto Algar, visa formar os professores para a utilização das mídias como ferramenta pedagógica, a fim de melhorar o desempenho dos alunos nas habilidades linguísticas, leitura, escrita e letramento. O trabalho será desenvolvido em 14 escolas municipais, em parceria com a Secretaria de Educação.
De acordo com a coordenadora do Instituto Algar, Carolina Toffoli, a influência da mídia e das tecnologias na educação é um assunto cada vez mais discutido, principalmente nos tempos atuais em que a tecnologia facilita o acesso aos canais de comunicação. “O programa visa introduzir educacionalmente mídias digitais e impressas em sala de aula, uma vez que está constatado que elas influenciam na formação das pessoas”, refletiu.
Nesta segunda-feira foi realizada a primeira capacitação presencial dos educadores e, posteriormente, eles irão participar de atividades a distância para dar suporte na elaboração de propostas de trabalho, além de orientações e estudos sobre as novas tecnologias. No segundo semestre deste ano, nova formação presencial será realizada. “A tecnologia, as novas mídias devem ser exploradas como ferramentas da educação, como facilitadoras na busca de conteúdo e também como forma de deixar o aprendizado mais prazeroso. Nossos professores irão aprender quais as melhores estratégias para levar as mídias para a escola e obter bons resultados no aprendizado” falou a Secretária de Educação, Denize Leite.