As inscrições para o Programa Jovem Aprendiz abrem nesta segunda-feira (12). Podem participar do programa estudantes de 14 a 18 anos, que morem em Balneário Camboriú. O interessado não pode ter trabalhado com carteira assinada.
O prazo de inscrições, que são gratuitas, termina em 23 de março (confira abaixo os locais de inscrições e os documentos exigidos). Realizado pela Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o programa visa inserir adolescentes no mercado de trabalho. Serão oferecidos os cursos de Serviços Administrativos e Serviços de Vendas. Quando o aluno inscrito é selecionado por uma empresa, o curso e o trabalho começam juntos (12 horas semanais de trabalho e sete horas semanais de curso). Os alunos aprendizes selecionados terão carteira de trabalho assinada e remuneração mensal em torno de meio salário-mínimo (a remuneração depende do piso salarial da empresa que os contratar). A inscrição tem validade para todo o ano, ou seja, o adolescente poderá ser chamado até dezembro.
Desde 2009, quando o programa começou em Balneário Camboriú, mais de 800 estudantes se formaram no Jovem Aprendiz, de acordo com a pedagoga da Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, Angelina Werner.
Programa Jovem Aprendiz
Inscrições: de 12 a 23 de março
Locais e horários das inscrições:
– CRIP (Centro de Referência de Inclusão Produtiva) – Rua Estados Unidos, nº 156: das 8h30min às 17h30min
– CRAS Construindo Cidadania – Rua Maurício Venâncio Cunha, nº 201, Bairro São Judas, das 8h30min às 17h30min
– CRAS Espaço Cidadão – Rua Brusque, nº 127, Bairro dos Municípios: das 8h30min às 17h30min.
– CRAS Nação Cidadã – Rua Paraguai, nº 401, Bairro das Nações: das 8h30min às 17h30min
Documentos necessários:
– CPF – original e cópia
– RG – original e cópia
– RG e CPF do responsável – cópias
– Carteira de Trabalho – original e cópia da página do PIS
– Comprovante de residência – original e cópia
– Atestado de frequência escolar
– 1 foto 3×4