Com a oficina “Ondas de consciência: como o seu lixo afeta a biodiversidade marinha?”, a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Balneário Camboriú dá sequência, nesta sexta-feira (10) e sábado (11), às atividades de educação ambiental nas praias que têm a Bandeira Azul hasteada.
Nesta sexta, a oficina, que trata da gestão adequada de resíduos sólidos de forma didática e interativa, será na Praia do Estaleiro, das 9h às 13h. No sábado, a atividade ocorrerá na Praia do Estaleirinho, no mesmo horário. As ações são desenvolvidas na faixa de areia, próximo ao posto de guarda-vidas, pela Univali, contratada pela Prefeitura para gerenciar as atividades de educação ambiental do Programa Bandeira Azul. A programação desta temporada começou em 4 de janeiro, em Taquaras, e segue até o fim de março.
Bandeira Azul é uma certificação internacional ecológica concedido a praias e marinas que atenderam a critérios referentes à qualidade da água, gestão ambiental, segurança, serviços, educação e informação ambiental, entre outros. Esses critérios devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o reconhecimento, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para os visitantes.
As praias do Estaleiro e Estaleirinho estrearam no Programa Bandeira Azul na temporada 2018/2019 e, desde então, renovam a certificação anualmente. Já Taquaras obteve o reconhecimento do programa pela primeira vez em 2022.
Oficinas
Sexta-feira (10/01), das 9h às 13h, oficina sobre resíduos sólidos, no Estaleiro
Sábado (11/01), das 9h às 13h, oficina sobre resíduos sólidos, no Estaleirinho
SAIBA MAIS
O programa Bandeira Azul é uma certificação de caráter socioambiental reconhecido em todo o mundo. Foi criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), uma instituição internacional com integrantes representando seus respectivos países. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o Instituto Ambientes em Rede (IAR), membro da FEE desde 2005.
O programa Bandeira Azul iniciou na França em 1985. Está implementado em toda a Europa desde 1987 e em países não europeus desde 2001.
As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se com o cumprimento de critérios propostos. Para ser certificada, a praia/marina deve ser inicialmente aceita pelo Operador Nacional, recomendada pelo Júri Nacional e aprovada pelo Júri Internacional.