O Procon de Balneário Camboriú divulgou o balanço anual de 2017. No relatório há dados referentes às denúncias, apreensões, fichas de visitas, notificações e autos de infração e constatação realizados durante todo o ano até o início de dezembro.
Em comparação ao ano passado, as fichas de visitas (quando o Procon vai até o estabelecimento fazer orientações) tiveram um aumento considerável: foram 271 fichas contra pouco mais de 20 em 2016. Já as notificações (quando a empresa deve apresentar algum documento ou material para análise) sofreram queda: no ano passado foram realizadas 17, nesse ano, apenas nove.
As denúncias também diminuíram. No ano passado foram contabilizadas 113; já em 2017, 108. Dessas denúncias, em 2016 65 receberam o auto de infração (tiveram a irregularidade identificada), e em 2017 foram 44. Neste ano, 28 autos de constatação foram gerados (condições dos estabelecimentos fiscalizados verificadas), 17 a mais que em 2016.
De acordo com a Fiscal de Relações de Consumo do Procon/BC, Andressa de Abreu Lins, o maior índice de registro de reclamações ainda é o da telefonia, seguido por bancos e operadoras de TV por assinatura. Quanto às apreensões, oito foram realizadas até o dia 06 de dezembro, enquanto que apenas uma foi realizada durante o ano passado inteiro. Segundo Andressa, todos os estabelecimentos que sofreram apreensões eram mercados e minimercados, cujos produtos estavam impróprios para o consumo.