A Prefeitura de Camboriú iniciou 2025 com uma força-tarefa para recolher entulhos e materiais volumosos das ruas da cidade. Desde o início da operação, mais de 80 caminhões (cerca de 800 metros cúbicos) de itens como sofás, colchões e móveis antigos foram retirados, com destaque para o bairro Monte Alegre, que apresentava a maior concentração de lixo.
De acordo com o secretário de Obras e Serviços Urbanos, José Rodrigues Pereira (Zé Branco), os trabalhos continuarão nas próximas semanas, com o objetivo de atender todos os bairros do município. “No sábado, dia 11, realizamos uma grande operação de limpeza no distrito do Monte Alegre, com caminhões e máquinas retirando materiais volumosos. Vale ressaltar que estamos recolhendo apenas itens como móveis antigos, eletrodomésticos inutilizáveis e outros materiais grandes. Resíduos de construção civil, como gesso e restos de obras, não são de responsabilidade da prefeitura”, afirmou Zé Branco. A operação já percorreu as principais ruas e pontos críticos da cidade, e a coleta do lixo doméstico neste mês de janeiro, a média é de 125 toneladas/dia.
O prefeito Leonel Pavan reforçou a importância de dar continuidade a essa ação com uma rotina de limpeza regular. “Após essa fase inicial, nossa meta é implantar um cronograma mensal de limpeza, abrangendo todas as ruas e bairros”, destacou. Além disso, o prefeito anunciou a criação da campanha Lixo Zero, que será lançada em breve, com foco na conscientização da população.
No próximo sábado, 18 de janeiro, a força-tarefa continuará nos bairros Areias e Santa Regina, com início às 7h. O cronograma dos bairros que serão atendidos nas semanas seguintes será divulgado pela Prefeitura na próxima semana.
Além da limpeza de entulhos, a Prefeitura também dará início a outros serviços importantes, como a operação tapa-buracos com asfalto quente e a manutenção das ruas com lajotas.
A Prefeitura de Camboriú alerta que o descarte irregular de lixo em vias públicas ou terrenos baldios é considerado crime municipal, e os responsáveis podem ser penalizados conforme a legislação vigente. Lei Nº 3.179/2019, sobre a conservação e limpeza de terrenos baldios. Lei Nº 3.271/2020, sobre a proibição de descarte de entulhos domésticos em calçadas, canteiros ou áreas livres do Município. Lei Nº 3.592/2024, que cria o serviço “Disque Denúncia Lixo Zero” para receber denúncias referente ao descarte de lixo irregular e de entulhos domésticos. Para evitar problemas, é fundamental que os moradores sigam o cronograma de coleta e realizem o descarte adequado dos resíduos. Denúncias podem ser feitas pelo telefone da Fucam: (47) 3365-2311.
Serviços de Atendimento à População
Para dúvidas ou solicitações, a Secretaria de Obras disponibiliza o WhatsApp (47) 3365-1045. A Coleta Seletiva ocorre quinzenalmente, com o cronograma sendo ajustado e divulgado em breve. Os moradores também podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp SESB: (47) 92001-4047 para questões relacionadas à coleta seletiva. Já o serviço de recolhimento de entulhos pode ser acionado pelo telefone (47) 3365-1045. Empresa Ambiental: WhatsApp disponível é (47) 9 9905-3231.