As Secretarias de Defesa Civil, Agricultura e Saúde estão trabalhando juntas para reduzir a quantidade de mosquitos na cidade. Nesta sexta-feira, dia 11, será utilizado, em fase de teste, o Termonebulizador – equipamento, adquirido recentemente. O aparelho é utilizado por autoridades de saúde no controle de pragas. A primeira aplicação será das 6 às 7h, atrás da Rua Luxemburgo, nas valas de drenagens, e no córrego na entrada do loteamento Jardim Europa. O trabalho é feito de forma conjunta. Enquanto o termonebulizador é utilizado para combater o mosquito a Secretaria de Agricultura aplica larvicida para eliminar os ovos, nas nascentes.
Uma equipe passou por um treinamento para que saber como utilizar o equipamento e o produto (inseticida). “A capacitação se fez necessária para garantir o uso adequado e seguro do produto dentro do perímetro urbano”, explica o coordenador da Vigilância em Saúde, Pedro Augusto Mendonça. De acordo com Pedro é Importante que as pessoas não circulem na rota da aplicação e mantenham suas casas fechadas.
Foi elaborado um cronograma de aplicação em vários pontos da cidade. De acordo com o secretário de Defesa Civil, Jaime Angel, o produto será utilizado primeiro no bairro Santa Regina, na região da Rua Luxemburgo e entrada do loteamento Jardim Europa. “Depois vamos seguir para outras localidades do Santa Regina, São Francisco de Assis, Cedro e Rio Pequeno”, comenta.