A cada 15 dias, uma van sai do Hospital Municipal Ruth Cardoso e leva doadores de sangue até o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), localizado em Blumenau. O transporte é ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Balneário Camboriú, com objetivo de incentivar a doação de sangue e auxiliar o banco do Hemosc, o único responsável em abastecer todos os hospitais do Estado.
Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É possível agendar a sua doação com o Hospital, através do telefone (47) 3169-3700, no ramal 783.
“O Hospital Ruth Cardoso é um dos abastecidos pelo Hemosc. A unidade emitiu um comunicado avisando que está em falta dos tipos sanguíneos O+, O-, A+ e A-. Quem puder doar, agende o transporte com a Prefeitura e faça este ato de amor”, pontua a secretária de Saúde, Leila Crocomo.
O procedimento para doação de sangue é simples, rápido e totalmente seguro. Não há riscos para o doador, porque nenhum material usado na coleta do sangue é reutilizado, o que elimina qualquer possibilidade de contaminação
Confira algumas restrições para doação de sangue:
– Passou por cirurgia recentemente;
– Estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas 4 horas;
– Tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas;
– Fez endoscopia nos últimos 6 meses;
– Fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 6 meses;
– Teve gripe ou febre nos últimos 7 dias;
– Teve hepatite viral após 11 anos de idade;
– Estiver grávida ou amamentando;
– Usa determinados medicamentos/drogas;
– Teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses;
– Não tiver dormido pelo menos 6 horas na noite anterior à doação.