A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio da Secretaria de Saúde, está proporcionando atendimentos de fisioterapia em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. O projeto ainda está em fase de testes na Unidade Básica de Saúde Central e na do Ariribá. O objetivo da ação é descentralizar alguns atendimentos que ocorrem no Centro de Fisioterapia e Reabilitação (CEFIR).
A Unidade Básica de Saúde Central foi pioneira no projeto e, até o momento, prestou 24 atendimentos. São proporcionadas três consultas pré-agendadas por dia, que ocorrem todas às terças, quartas e quintas-feiras, das 10h às 12h.
Na unidade do Ariribá são atendidos pacientes dos bairros das Nações e Ariribá. A consulta pré-agendada com o fisioterapeuta ocorre todas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30. Desde o início do mês de agosto foram proporcionados seis atendimentos.
Para ser atendido pelo fisioterapeuta, é preciso que o paciente tenha um encaminhamento médico feito pelo clínico geral da própria unidade. O atendimento de fisioterapia na Atenção Básica funciona desta forma: é feito o acolhimento, a avaliação, triagem e uma análise do caso. Após, o profissional de fisioterapia dá as orientações e, se necessário, faz encaminhamento do paciente ao CEFIR ou ao Núcleo de Atenção ao Idoso (NAI).