A Prefeitura de Balneário Camboriú inaugura, nesta sexta-feira (28), o Complexo Neurossensorial Casa do Autista. A apresentação pública do centro especializado acontece às 10 horas na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, s/ n. – Bairro dos Municípios – com solenidade aberta à comunidade e visitação orientada.
Projetado para atender gratuitamente a população autista infantil residente na cidade, bem como os núcleos familiar e escolar dela, pela integração de projetos, programas e serviços, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista é um centro público especializado no diagnóstico e no tratamento do Transtorno do Espectro Autista com capacidade para 200 crianças/dia. “Estamos proporcionando à comunidade autista o maior jardim neurossensorial da América Latina e serviços promotores de inclusão e maior qualidade de vida”, destaca o prefeito Fabrício Oliveira.
Com base no método terapêutico Análise do Comportamento Aplicada, o Complexo Neurossensorial Casa do Autista vai oferecer, num espaço de 3,8 mil m², diagnóstico, atendimento multiprofissional, medicina integrativa, formação para pais e responsáveis, capacitação para a rede escolar, centro de convivência e centro de altas habilidades. Para isso, além de consultórios, áreas administrativas e laboratórios, o complexo dispõe de espaços inovadores e inclusivos, como o jardim e a sala sensorial, a sala psicomotricidade, a minicidade e as salas temáticas.
Os serviços prestados vão contemplar moradores de Balneário Camboriú com idades entre 3 e 12 anos que apresentarem diagnóstico de autismo nível 1 ou 2 no contraturno escolar mediante cadastro na rede municipal de saúde.