A Prefeitura de Balneário Camboriú, por meio das Secretarias de Segurança Pública, Planejamento Urbano e Obras, realizou a demolição, na sexta-feira (21), de uma construção que estava em ruínas na Rua Edgar Linhares, bairro Nova Esperança. A ação aconteceu após diversas denúncias e reclamações da comunidade, que enfrentava o problema havia anos.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Evaldo Hoffmann, o local servia de abrigo para moradores de rua e de esconderijo para criminosos. Além disso, a construção também era utilizada como local para o consumo de drogas.
“É importante ressaltar que toda a ação foi feita em conjunto com o Departamento de Fiscalização de Atividades Urbanas e a Secretaria de Obras, ou seja, tudo aconteceu dentro da legalidade, com o objetivo de restabelecer a segurança dos moradores e comerciantes que residem ou trabalham próximo ao local”, destacou.
O secretário explica que, diante das inúmeras denúncias recebidas, a Guarda Municipal foi até o local na manhã de sexta-feira, acompanhada da equipe de fiscalização, e constatou a situação relatada pela comunidade. “Além disso, verificou-se que a construção estava em ruínas. Então, providenciamos a demolição do imóvel, que foi realizada na parte da tarde”, ressaltou.
O diretor de Fiscalização de Atividades Urbanas, Artur Gayer, explica que a situação no local estava deplorável. “Encontramos dezenas de peças de roupa, fezes humanas e de animais, móveis e colchões, e o cheiro era insuportável”, revelou.
Ação constante
Segundo o secretário Evaldo Hoffmann, a ação realizada na sexta-feira será contínua no município de Balneário Camboriú. Ele explica que está sendo feito um levantamento para identificar pontos que se encontram na mesma situação e que, se verificada a legalidade para demolição, a ação será realizada.
“As forças de segurança estão se empenhando de forma árdua para identificar esses locais, que têm trazido prejuízo para toda a comunidade. Ressaltamos que as denúncias que recebemos diariamente são peças-chave para que possamos alcançar este resultado”, disse.
Além disso, o secretário reforça a importância da parceria com as demais secretarias municipais. “Essa integração entre as pastas tem permitido que possamos tomar todas as medidas legais para dar fim a essas situações que trazem insegurança para toda a população”, finalizou.
Denúncias podem ser feitas pelo 153.