A Prefeitura de Balneário Camboriú vai lançar ainda no mês de junho, o edital de licitação para a compra de 436 vagas em creches da rede privada. Serão atendidas crianças de 0 a 3 anos que aguardam na Fila Única. As matrículas para as novas vagas já devem ocorrer no segundo semestre deste ano.
Hoje, 1253 crianças de 0 a 3 anos aguardam na Fila Única por uma vaga em creche. A meta do Município é neste ano, diminuir cerca de 50{4125bb665561d79462ee3aa78aea8a6b16d8aaa126e427fc5b7694ffa5bed32d} da demanda atual. Para o segundo semestre, além da compra das 436 vagas na rede particular, serão criadas 20 novas vagas no berçário do NEI Anjo da Guarda e 10 vagas no NEI Meu Primeiro Passo. Já foram criadas 44 vagas no NEI Vovô Alécio e existem outros projetos estão em andamento.
“Esse é um compromisso que assumimos com a população de Balneário Camboriú e já neste primeiro ano de Governo, nossa meta é criar cerca de 700 novas vagas para as nossas crianças. A compra de vagas em escolas particulares, por meio de concorrência pública, vai resultar em um marco legal referente às Políticas Públicas da Primeira Infância em nossa cidade” ressaltou o prefeito, Fabrício Oliveira.
O estudo de oferta de vagas e a elaboração do edital de compra de vagas foram feitos em parceria entre a Secretaria de Educação e a Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais de Balneário Camboriú (AMPE), por meio do Núcleo das Escolas Particulares. O estudo apontou que atualmente estão disponíveis na rede particular 436 vagas.
De acordo com o presidente da AMPE, Nivaldo Ávila dos Santos, há cerca de 15 anos a associação tenta firmar esta parceria com o município. “Finalmente sairá do papel, beneficiando principalmente os pais que terão onde deixar seus filhos. A iniciativa mostra o comprometimento deste governo e principalmente transparência” falou Nivaldo. Segundo ele, os levantamentos feitos mostram que a iniciativa não irá onerar os cofres públicos, que não precisará investir na construção de unidades e contratação de profissionais, onerando a folha de pagamento, e vai auxiliar a economia da cidade por meio da rede particular.
“A ampliação de vagas nas creches foi uma determinação do prefeito. Em apenas cinco meses de governo conseguimos fazer projetos que irão resultar, já no segundo semestre 510 novas vagas com a ampliação dos núcleos e compra de vagas. Nossos esforços continuam para ampliar ainda mais a oferta de vagas”, falou a secretária de Educação, Denize Cardoso.