A Ministra Conselheira Econômica Comercial da China, Xia Xiaoling, visitou Camboriú na tarde desta sexta-feira, dia 24. Ela se reuniu com o prefeito Elcio Rogério Kuhnen para discutir uma possível parceria. O contato com o município foi feito por meio da professora Giselda Silveira Cherem, do curso de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali).
continua após a publicidade
Esta é a 1° vez que a Ministra, responsável pela área comercial da China no país, visitou Santa Catarina. Segundo Xia, há o interesse de eleger Camboriú como uma cidade-irmã – assim como Balneário Camboriú, Itajaí e Florianópolis.
“A cidade é pequena, em comparação as outras da região. No entanto, há um ditado popular chinês que diz que um pássaro pequeno tem todos os órgãos. Camboriú pode funcionar como uma cidade grande. O papel que o prefeito desempenha aqui é igual aos dos outros. Observei que a cidade é de interior. Por conta disso, o Município depende das próprias forças. Ao mesmo tempo, isso é uma sorte. A Univali priorizou Camboriú. Podemos fazer o melhor desenho num papel em branco e a cidade tem potencial para isso”, compartilhou a Ministra.
Dados divulgados por Xia Xiaoling apontam que a troca comercial entre o Brasil e a China já chegou a US$ 87,5 milhões – a meta é US$ 100 milhões. “Precisamos nos esforçar para o melhor potencial de cooperação. Muitas empresas nacionais de cidades grandes fazem exportação, mas cidade pequena não é assim”.
Antes da reunião, a Ministra esteve na Univali e acordou a implantação de um programa de exportação para pequenas e médias empresas. “Contamos com a participação de Camboriú. A China tem mercado de consumidores vasto: quase 1.3 bilhão. Estamos procurando produtos e gostaríamos de conhecer o potencial da cidade”, destaca Xia.
O prefeito Elcio apresentou dados sobre a cidade – área, população, orçamento, entre outros – e divulgou o turismo rural e a força da rizicultura. “Estamos felizes em receber uma autoridade tão notável. Somos formadores de mão de obra. O que mais temos são condições para empresas se instalarem e iniciarem os trabalhos. Camboriú tem área física para desenvolvimento, respaldada pela lei de concessão para incentivo à indústria. Essa parceria será vital para o crescimento da cidade”, analisa.
Xia Xiaoling prometeu voltar ao município em outro momento. “O ecoturismo está na moda na China”, finalizou.