Depois de uma semana de atividades de educação ambiental em cinco escolas de Balneário Camboriú, estudantes, pais e escoteiros participam de um mutirão de limpeza na Praia de Taquaras neste sábado (29), a partir das 10h.
O foco do mutirão é o microlixo, resíduo de pequenas dimensões que escapa do processo de limpeza pública diária, como bitucas de cigarro, tampas de cerveja, lacres de latas, fragmentos de plásticos, entre outros.
A ação é organizada pelo projeto socioambiental Remar, Limpar, Ensinar e ONG Eco Local Brasil, em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias do Meio Ambiente e de Educação. O mutirão, que é aberto a quem quiser participar, contará também com voluntários do Rotary Club. O ponto de encontro será perto do Restaurante Das Antiga, que apoiará a ação fornecendo água e frutas.
Atividades de educação ambiental começaram segunda-feira
Na segunda-feira (24), o projeto Remar, Limpar, Ensinar iniciou um cronograma de palestras nos Centros Educacionais Municipais (CEMs) Taquaras, Giovania de Almeida, Dona Lila, Vereador Santa e Ariribá. O objetivo é familiarizar crianças de seis a 11 anos, de forma leve e divertida, com assuntos como a reciclagem, a importância de se preservar o meio ambiente e a problemática do plástico e outros lixos jogados nos mares e rios. A visita a escolas termina nesta sexta-feira (28), no CEM Ariribá.
Com o projeto Remar, o professor Jan Lorenzon rema de stand up paddle pelo litoral brasileiro limpando praias desertas e visitando escolas por onde passa. Em abril, o projeto começou uma remada por todo o litoral catarinense.