Neste sábado e domingo (08 e 09), alguns pontos da Praia Central de Balneário Camboriú vão se transformar em uma galeria de arte a céu aberto. Ilustrações de arte digital do artista catarinense Gabriel Engster estarão expostas em três espaços ao longo da faixa de areia.
A mostra, que não tem local fixo, nem hora marcada, faz parte do projeto de artes visuais “À la Gabs expansão.ocupação*visual”, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú (LIC). O projeto propõe tirar a arte das galerias e espaços convencionais e aproximá-la do público. A exposição ocorrerá em dois finais de semana de setembro e outubro deste ano e em janeiro de 2019, em datas não informadas.
“Não horário previsto para a exposição, nem local fixo. Essa situação faz parte da proposta do projeto, que é atingir pessoas ao acaso, tirando a arte de galerias e da internet para ocupar espaços não convencionais e atingir pessoas de fora do consumo de arte”, explica Engster, que é autodidata e desenvolve o projeto de artes visuais desde 2012.
Segundo o artista, a exposição conta com obras que refletem a percepção do que pode ser o corpo e de que forma ele se expressa. Nas ilustrações, são abordadas possibilidades de gênero e beleza, fisicalidades, androginia, deformações, distorções e texturas. Ao todo, em cada fim de semana da mostra, serão expostas três obras distintas no sábado e outras três no domingo, por um período de três horas.
Em fevereiro de 2019, Engster ministrará uma oficina gratuita sobre ilustrações. O foco da oficina, que terá três horas de duração, é a criação investigativa de corpos e texturas. Serão oferecidas 20 vagas. As informações e o formulário de inscrição serão disponibilizados em janeiro de 2019 no Instagram @a.la.gabs.art ou pelo e-mail a.la.gabs.art@gmail.com.