O plenário da Câmara de Vereadores lotou no início da noite desta segunda-feira (11) para acompanhar a Audiência Pública de apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança da roda gigante Big Wheel.
Apesar de não ter caráter deliberativo, a maioria das pessoas presentes aprovou o documento apresentando pela empresa autora do projeto, cerca de 100 pessoas acompanharam a audiência e apenas 9 delas foram contra o projeto apresentado.
No estudo, a empresa apresentou medidas mitigatórias e compensatórias referente a riscos como iluminação excessiva, ruídos por conta de um gerador próprio e impactos durante a construção da roda gigante.
O projeto que é 100% privado terá investimentos de R$ 20 milhões.
O projeto é alvo de uma ação do MP que impede a execução da obra, porém, permite a continuação dos tramites administrativos, na ação, o Ministério Público aponta irregularidades na aprovação da lei que autorizou a apresentação do projeto, incompatível com o zoneamento ambiental do local.
A empresa alega que já contestou e aguarda nova decisão.
Sobre a Big Wheel
A proposta da Big Wheel prevê a instalação da Roda Gigante, que será a maior da América do Sul, e contará com 32 cabines climatizadas, que proporcionarão vistas panorâmicas da cidade e da orla. A atração tem como local, uma área privada de 37.500 m², no costão da Barra Norte, e contará com uma estrutura que se conecta à passarela do costão, além de áreas de convivência, banheiros, segurança, iluminação e Wi-fi.