Inovação, transparência e gestão pública que promove oportunidades, aliado ao cuidado com as pessoas, foram os principais prontos do “case” de Balneário Camboriú apresentado pelo prefeito Fabrício Oliveira na manhã desta quinta-feira (15), durante a Cúpula Mundial da Família 2023.
O evento reuniu representantes de vários países, que puderam ver de perto como a cidade se desenvolveu nos últimos anos em diversos setores, com destaque para a renovação da infraestrutura voltada a inovação e ao desenvolvimento, e na criação de políticas públicas de proteção e acolhimento das pessoas através dos programas Abraço e da Casa da Família.
“Sempre após uma grande crise acontecem grandes transformações. A inovação é antecipada, as prioridades são reestipuladas, e isto nos dá uma obrigatoriedade de uma atualização, para entendermos que esse movimento global tem desdobramentos importantes na realização da agenda mundial. É neste contexto que Balneário Camboriú, no pós pandemia, tem sua maior projeção na história, com crescimento substancial dos níveis econômicos e sociais”, apontou o prefeito Fabrício, durante a apresentação.
Saúde, Meio Ambiente, Infraestrutura e Inclusão Social foram os destaques da palestra. Iniciativas como a conclusão do sistema de esgotamento sanitário, alargamento da faixa de areia da Praia Central, a série de programas sociais oferecidos através da Casa da Família e o o enfrentamento da pandemia de Covid-19, estiveram presentes na apresentação que o prefeito fez na Cúpula Mundial.
No debate que se seguiu a apresentação do prefeito, diversos representantes de países que vieram com suas delegações à Cúpula expressaram seu reconhecimento pelo trabalho realizado em Balneário Camboriú e solicitaram que o modelo de desenvolvimento econômico sustentável com ênfase ao cuidado com as pessoas fosse apresentado em eventos como este em várias partes do mundo.
BC foi destaque também da Cúpula 2022
Esta não é a primeira vez que o prefeito Fabrício Oliveira apresenta Balneário Camboriú como um case de sucesso internacional. Na última edição da Cúpula Mundial da Família, em 2022, a gestão da cidade durante a pandemia de Covid-19 foi apresentada pelo prefeito em Genebra.
Com o tema “Investir em Famílias”, a Cúpula tem entre seus objetivos tornar a década de 2020-2030 um período de ações efetivas e garantir a plena implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível local, onde os municípios, através de suas lideranças serão os protagonistas para a aceleração da Agenda 2030.
O evento é realizado pela Organização Mundial da Família, pelo Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa – UNITAR, em parceria com a Divisão para o Desenvolvimento Sustentável Inclusivo, o Escritório de Financiamento para o Desenvolvimento Sustentável e a Seção de ONGs, vinculados às Nações Unidas.