Quase mil pessoas participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência(Proerd) da Polícia Militar. Alunos, professores, diretores e pais prestigiaram a solenidade realizada nesta quarta-feira, dia 28, no pavilhão dos Gideões. Se formaram 609 alunos das escolas de Camboriú. A cidade é uma das poucas do estado onde a meta de atender 100% dos alunos do 5º ano é atingida.
continua após a publicidade
Durante o semestre, os policiais militares trabalharam em sala de aula. Eles ensinaram responsabilidade, como dizer não às drogas e à violência, autoconfiança e como lidar com a pressão de colegas. “Esse é um trabalho de prevenção muito importante. A idade escolhida é resultado de pesquisas. Entre 10 e 11 anos, as crianças estão na fase final da formação do caráter e é aí que precisamos atuar”, explica o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar, capitão Tiago Teixeira Ghilardi.
Os alunos demonstraram durante o evento alguns dos aprendizados que tiveram nas aulas do Proerd, como organização, disciplina, deram gritos de guerra e cantaram a música tema do Programa. “Esse momento é muito emocionante. Ver o entusiasmo dos alunos, a participação e a empolgação deles fecha com chave de ouro o aprendizado em sala de aula”, comenta a secretária de Educação, Alecxandra Vitorassi Rosa.
Na cerimônia de formatura, a Polícia Militar premiou, através de sorteio, alunos que fizeram redações sobre o que aprenderam em sala de aula. Também foram sorteadas sete bicicletas entre os estudantes. A aluna da escola municipal Abalor Américo Madeira, Gabriela Moura Petick, aprendeu dizer não para as drogas. “Agora eu sei o perigo, e sei que preciso ficar longe das drogas”, compartilha.
O Proerd é realizado por semestre. Esse ano formou 1.195 alunos. O programa iniciou em Camboriú em 1999 e cerca de 19.500 crianças já foram formadas. As escolas particulares também são contempladas.