Compulsando os dados estatísticos até o mês de setembro, verifica-se uma queda nos índices de roubos, furtos e homicídios, se comparado aos meses dos dois anos anteriores.
Cumpre ressaltar que, mesmo sendo um período totalmente atípico em 2019 e 2020, decorrente da pandemia do COVID, onde por si só já ocorreram quedas nas práticas delituosas, mesmo assim, no ano de 2021 conseguimos diminuir ainda mais os índices criminais.
A tendência é que esses números sigam em declínio até a primeira quinzena de dezembro, onde se inicia a operação veraneio e a cidade de Balneário Camboriú toma outra formatação, com um grande aumento de moradores e turistas, e consequentemente no número de ocorrências.
Alguns fatores interferiram no aperfeiçoamento das ações e, consequentemente, na redução de indicadores, sendo eles: a análise estatística com mapeamento diário, investimento em Inteligência Policial, qualificação e treinamentos dos Policiais Militares, incremento de operações repressivas, e a integração entre as demais Forças de Segurança do Município e do Estado, além do apoio incondicional do Ministério Público e Poder Judiciário.