A Polícia Civil, através da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, prendeu Jianilanes Dario, 41 anos, na manhã desta terça-feira (18), no Centro de Balneário Camboriú.
Jianilanes Dario foi investigado por vender imóveis de leilões fictícios a pelo menos quatro vítimas. O golpista utilizava o nome de uma Juíza de Balneário Camboriú, dizendo com isso que conseguia celeridade no processo, facilidade e prioridade para arrematar os bens. O golpe milionário também era oferecido a um valor bem abaixo do de mercado e com isso J. D. acabava embolsando o dinheiro dos interessados que no total repassaram cifras milionárias ao golpista.
As investigações tiveram início no final de 2016, após a denúncia de uma vítima que relatou ter repassado valor adiantado para a Jianilanes Dario, quase um milhão de reais em troca de ter garantido o imóvel arrematado. Outras três vítimas foram lesadas do mesmo modo e também receberam a informação de que uma Juíza, que não tem participação no esquema e teve seu nome usado indevidamente, facilitaria as negociações.
A esposa e filha do golpista também são investigadas por participarem do esquema criminoso. Uma conta bancária da família era utilizada para receber os pagamentos auferidos com os golpes dos imóveis fictícios. Uma empresa de terraplanagem localizada na localidade do Braço, em Camboriú, estaria sendo usada para lavagem de dinheiro.
O golpista também foi identificado como funcionário fantasma da Prefeitura de Balneário Camboriú, onde exerce cargo efetivo de motorista da Secretaria de Pessoa Idosa. Pelo Portal da Transparência, ele ocupa o cargo na prefeitura desde 1998. As investigações demonstraram que o servidor não aparecia para trabalhar, no entanto, era remunerado para tal.
O Juízo da 1ª Vara Criminal de Balneário Camboriú deferiu as representações formuladas pelo Delegado de Polícia Osnei Valdir de Oliveira e expediu mandado de prisão preventiva em desfavor de Jianilanes Dario, além de mandados de busca e apreensões em seus imóveis.
O acusado foi preso na manhã desta terça-feira por uma equipe da DIC, com o apoio da Força Tarefa de Balneário Camboriú, composta pela Polícia Civil e Guarda Municipal, coordenada pelo Delegado John Vieira. A prisão ocorreu em frente a um do condomínio localizado na Rua 2950, no Centro de Balneário Camboriú, quando o golpista marcava encontro com uma vítima que foi lesada em aproximadamente R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), e até então não havia denunciado o crime.
Logo após a prisão, foram cumpridos os mandados de busca e apreensão, dentre os endereços, no sítio de Jianilanes Dario. onde mora com a família, ao lado de sua empresa de terraplanagem localizada no Braço, em Camboriú. Outros dois apartamentos foram alvos de busca, mas já haviam sido vendidos pelo golpista de forma duvidosa e que serão apuradas ainda no Inquérito Policial que investiga o caso.
Além do mandado de prisão, Jianilanes Dario. foi preso em flagrante em posse de uma pistola calibre 380 importada, que estava com registro vencido, além de um rifle dotado de silenciador e mira telescópica, uma espingarda calibre 12 e diversas munições. Diversos documentos e duas caminhonetes foram apreendidas. Com as provas juntadas aos autos, ao término do inquérito policial, o Delegado de Polícia representará pelo sequestro de bens do golpista, como o sítio, diversos veículos de alto valor comercial, caminhões e maquinários de expressivo valor comercial.
A Polícia Civil orienta as pessoas que porventura tenham sido lesadas por Jianilanes Dario, que procurem a Delegacia de Polícia mais próxima para formalizar o registro do boletim de ocorrência e possibilitar que o crime seja investigado e seu(s) autor(es) responsabilizado(s).
Jianilanes Dario responderá pelos crimes de lavagem de dinheiro, estelionato e exploração de prestígio. Após os procedimentos cartorários na sede da DIC, o acusado foi encaminhado ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí.