A partir desta segunda-feira (03), pessoas maiores de 12 anos de idade e que tenham comorbidades podem receber a dose da vacina bivalente contra a Covid-19 em Balneário Camboriú. O anúncio é feito pela Secretaria de Saúde do município, seguindo recomendação técnica do Ministério da Saúde.
A vacina bivalente protege o organismo contra o vírus original da Covid-19 (Sars-CoV-2) e também contra as suas diferentes cepas, sendo uma versão atualizada das vacinas anteriores. Para estar apto à dose, além da idade mínima é necessário ter recebido pelo menos duas doses da vacina monovalente. Até o momento, mais de 4.200 pessoas receberam a dose da vacina bivalente na cidade.
São consideradas comorbidades pelo Ministério da Saúde: Diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial; insuficiência cardíaca; Cor-pulmonal e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares; doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves; obesidade mórbida; Síndrome de Down e outras síndromes genéticas; doença hepática crônica.
Também podem receber a vacina bivalente: Idosos de 60 anos ou mais de idade; Pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos e seus trabalhadores; Pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade; Indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); Gestantes e puérperas; Trabalhadores da saúde; Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); População Privada de Liberdade e Adolescentes em Medidas Socioeducativas; Funcionários do Sistema de Privação de Liberdade.
As doses da vacina bivalente estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde do Município, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h (com exceção da UBS Central, que não fecha para o almoço). No caso das gestantes, faz-se necessária a entrega de prévia autorização médica para o recebimento da dose.