Banhistas e comerciantes da Praia Central de Balneário Camboriú estão sendo entrevistados sobre as mudanças no local após a obra de recuperação da faixa de areia. A pesquisa é feita pelo Programa de Comunicação Social da obra, a cargo da Caruso Soluções Ambientais e Tecnológicas, empresa contratada pela Prefeitura para monitoramento ambiental do alargamento.
Entrevistas são feitas presencialmente, mas a população pode responder à pesquisa de forma on-line. Formulários estão disponíveis nos links https://forms.gle/J7t96bVdpRe7Pefk7, para banhistas, e https://forms.gle/QGveTZSSsst66wco9, para comerciantes.
A intenção é registrar a percepção dos banhistas e comerciantes nas temporadas de verão no cenário do pós-obra. Os resultados obtidos na pesquisa constarão nos relatórios mensais de monitoramento ambiental e, posteriormente, serão apresentados ao órgão ambiental licenciador da obra (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina – IMA/SC) e à Prefeitura de Balneário Camboriú.
A recuperação da faixa de areia começou em 22 de agosto de 2021 e terminou em 30 de novembro do mesmo ano. Nesse período de obra, mais de 2 milhões de metros cúbicos de areia nova foram trazidos à Praia Central e espalhados por trabalhadores e máquinas, aumentando a largura da praia de 25 metros, em média, para 70 metros.