Na tarde de 27 de julho, uma aeronave experimental de pequeno porte caiu há cerca de 8km a sudeste de Navegantes. O piloto de 68 anos decolou por volta do meio dia de Porto Belo – SC e realizou o último contato com a torre do aeroporto de Navegantes próximo a este horário. Detalhes da aeronave: PU-OGL modelo Conquest 180.
Assim que acionado, via telefone de emergência 193, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina iniciou as buscas aéreas na região, com uso das aeronaves Arcanjo 01 e Arcanjo 02. Contudo, em virtude de um forte nevoeiro, as buscas aéreas foram suspensas no final da tarde desta sexta-feira (27/7).
As buscas aquáticas perduraram durante a tarde e noite com uso de uma motoaquática do quartel do CBMSC de Balneário Camboriú.
Neste sábado, 28 de julho, o Corpo de Bombeiros Militar determinou uma área de busca de aproximadamente 25km quadrados, de acordo com as condições atuais de vento e ondulação, prevendo possibilidades de encontrar a aeronave e a vítima.
Um pescador que estava no costão sul da Praia Brava de Itajai avistou hoje pela manhã uma asa de avião com letreiros boiando no mar junto aos molhes, o que confirma a área delimitada como de maior possibilidade para encontrar os destroços do avião.
Atuam no local 3 embarcações do CBMSC: resgate 01, BI Anchova, BI Marley. Além das embarcações, os arcanjos 01 e 02 permanecem de prontidão no solo e monitorando o clima, pois se o nevoeiro marítimo se dispersar ambas também retornarão as buscas.
Também foi encontrada uma mochila dentro da área de busca delimitada, a qual foi analisada pela guarnição de Bombeiros Militares e reconhecida pela família da vítima como pertencendo ao piloto. As buscam seguem neste momento.