A partir deste sábado (8), o Parque Natural Municipal Raimundo Gonçalez Malta terá o horário de visitação ampliado. O público poderá conhecer o local, que tem vegetação nativa e animais silvestres, das 6h às 18h, diariamente.
Serão oito horas a mais de visitação nos dias úteis. Até esta semana, o parque funcionou das 13h às 17h de segunda a sexta-feira e das 10h às 17h aos sábados, domingos e feriados.
Com entrada gratuita, o Parque Raimundo Malta é uma unidade de conservação criada em 1993, tem trilhas ecológicas, mata remanescente de mangue e Mata Atlântica em uma área de 172.625 m². Além de buscar o contato com a natureza, o visitante vai ao Parque para obter produtos fitoterápicos gratuitamente. Isso porque no local funcionam um laboratório de fitoterapia, uma farmácia fitoterápica e um horto de plantas medicinais (saiba mais abaixo). Há também o Viveiro Mata Atlântica, onde é feita distribuição de mudas de árvores nativas (confira os dias e horários no fim do texto). O Parque é também a sede da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
“Com a ampliação, a comunidade tem mais possibilidades de vir em horários mais frescos e diferenciados”, diz o secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Nelson Oliveira.
O Parque Raimundo Malta está localizado na Alameda Delfim de Pádua Peixoto Filho, 122, Bairro dos Municípios (no final da Rua Angelina). Em caso de tempestade de raios e ventos fortes, o Parque é imediatamente fechado por segurança. Também poderá ser fechado após registro de fortes chuvas no dia anterior.
Produtos fitoterápicos
O Laboratório de Fitoterapia Edgar Eipper produz chás de ervas, cremes, tinturas de ervas, xarope, pomadas e sabonetes, que podem ser retirados pela população gratuitamente. O laboratório abre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h.
Mudas de árvores nativas
O Centro de Produção Florestal “Viveiro Mata Atlântica” produz e distribui mudas de espécies nativas, que podem ser obtidas gratuitamente no local pela população às terças e quintas-feiras, das 14h às 17h.
NO PARQUE NÃO É PERMITIDO:
– Caçar/capturar animais;
– Dispensar objetos ou lixo;
– Quebrar galhos ou escrever em troncos;
– Produzir som alto;
– Fumar;
– Fazer fogueira ou acender velas;
– Acampar, jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta;
– Consumir bebida alcoólica;
– Passear com animais domésticos;
– Subir em árvores.