Santa Catarina – A OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA que faz alusão à data patriótica comemorada hoje e à autonomia constitucional da POLÍCIA CIVIL, em suas atividades investigativas e de polícia judiciária, foi deflagrada nesta manhã, 07, e resultou, até o momento, em 47 prisões de integrantes da organização criminosa deste Estado, responsável pelos atentados ocorridos na última semana. Foram lavrados até o momento 05 (cinco) autos de prisão em flagrante, em razão de apreensões de drogas, munições de calibres diversos, balanças de precisão, depósitos bancários, rádio comunicadores, certa quantia dinheiro e anotações, celulares, cartas e bilhetes com alusão à organização criminosa.
Líderes da organização criminosa, dentro e fora das unidades prisionais, assim como responsáveis por transmitir ordens para as ações criminosas, foram os principais alvos da operação da Polícia Civil. Os conduzidos foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse de munição de calibre restrito e participação em organização criminosa.
Foram realizadas diligências nas cidades de Florianópolis, São José, Navegantes, Joinville, Blumenau, Ilhota e Criciúma.Além da DEIC, a Operação Independência contou com a participaram unidades policiais da DPGF, DPOL, DPOI, SAER, Acadepol e DINI/SSP, com 300 Policiais Civis.
Oportuno ressaltar a atenção, presteza e agilidade com que o Ministério Público e Poder Judiciário analisaram e chancelaram as investigações lavadas à efeito pela Polícia Civil, ensejando na decretação 100 medidas cautelares.A Polícia Civil não medirá esforços para continuar combatente as organizações criminosas que ousam desafiar as leis e o Estado.