A Prefeitura de Balneário Camboriú começou, nesta semana, a campanha de conscientização que faz parte da Operação “Águas Limpas Costa Brava”. Na quarta-feira (26), materiais informativos sobre a operação foram entregues na Associação de Moradores de Taquaras, que os distribuirá na comunidade.
O secretário do Meio Ambiente, Ike Gevaerd, e o diretor-geral da EMASA, Douglas Costa Beber, apresentaram a campanha à associação. Na próxima quarta-feira (03), a mesma ação será realizada na associação de moradores do Estaleiro e do Estaleirinho. Também serão apresentados os resultados da operação nos dois bairros.
Realizada pelas secretarias de Obras, Planejamento e Meio Ambiente, com EMASA e Vigilância Sanitária, a Operação “Águas Limpas” começou em abril de 2018. O objetivo é recuperar os recursos hídricos da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa Brava e identificar pontos de ligações clandestinas ou inadequadas de esgoto. As ações de despoluição ocorrem em todos os recursos hídricos localizados nas três praias para prevenir e remediar contaminações. Essas contaminações por esgoto sem tratamento adequado causam a morte de espécies aquáticas e doenças infecciosas nos humanos, além de repercutir negativamente na qualidade das praias e no potencial turístico.
No material informativo da campanha de conscientização, é pedido apoio e participação das comunidades para a melhoria da gestão da água e do saneamento. Equipes técnicas da operação visitarão moradias para inspeção das ligações de esgoto e orientações.
“Já estamos qualificando ambientalmente as praias agrestes. Na próxima semana, começa a revitalização das praias do Estaleiro e do Estaleirinho, com a reforma e implantação de estruturas para o programa Bandeira Azul. Mas nossa preocupação com a qualidade ambiental não está voltada só para a praia, mas também para as áreas contíguas dos bairros”, diz Gevaerd.