“Nasci em 1949, mas fui registrado em 1959, o que prejudicou minha aposentadoria”, contou Luiz Carlos Haack. “Nasci em Florianópolis, constituí família e me aposentei em Curitiba, mas tive minha redenção aqui na Secretaria da Pessoa Idosa, se não fosse vocês não estaria aqui” falou Teresinha Faguchi. “Moro há seis anos em Balneário Camboriú e amo esse lugar” disse Edicléia Guedes.
Os depoimentos foram dados pelos idosos que participam da oficina “Histórias da Minha Vida”, que começou nesta quarta-feira (14), na Secretaria da Pessoa Idosa. O curso, que visa relembrar fatos marcantes do século 20, é ministrado pela professora de história, Alda Dudek. “Existem muitas histórias perdidas na memória de cada um, que precisam ser revistas na memória das pessoas” explicou a historiadora.
Na aula inaugural, foram revistos fatos marcantes com foco na História do Brasil. A ditadura foi um dos acontecimentos relembrados. Cada idoso tinha uma história ou uma lembrança relacionada aos temas abordados pra contar.
Dezenove idosos participam da oficina. Eles ganharam um kit com caderno, caneta crachá. Ainda haverá duas etapas, com pesquisa sobre seus anos de nascimento e a hora em que eles vão escrever sobre suas próprias vidas.