A Secretaria da Pessoa Idosa (SPI) de Balneário Camboriú promove, todas as quartas-feiras, das 9h às 10h, uma oficina gratuita de espanhol voltada para pessoas com mais de 60 anos. As aulas ocorrem na sede da SPI, na Rua 1822, nº 614, no Centro da cidade.
A metodologia utilizada prioriza a conversação direta, buscando fluidez na fala antes da introdução de conteúdos gramaticais. Não é necessário realizar inscrição prévia.
A responsável pelas aulas é a professora voluntária Tosca Fernandez, venezuelana licenciada e residente no município. Há quatro anos ela leciona na SPI.
“Meu objetivo como voluntária é ajudar os idosos brasileiros que queiram conhecer ou morar em países latino-americanos a se comunicarem melhor em espanhol. A ideia é dividir o conhecimento”, afirmou.
Segundo o secretário da Pessoa Idosa, Claudir Maciel, o espanhol é amplamente utilizado em Balneário Camboriú.
“Na nossa cidade, recebemos muitos turistas de países latinos, que representam uma grande fatia economicamente ativa para o nosso turismo local. Além de valorizar a nossa língua coirmã, a SPI oferece a Oficina de Espanhol com o objetivo de dar aos nossos idosos a opção de serem inseridos no mercado de trabalho”, explicou.