Nesta semana iniciaram as oficinas de matemática em quatro Centros Educacionais Municipais (CEM’s) de Balneário Camboriú, em uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Federal Catarinense (IFC). As oficinas são destinadas aos alunos matriculados nos anos finais dos CEM’s Tomaz Francisco Garcia, Nova Esperança, CAIC Ayrton Senna da Silva e Presidente Médici.
Com duração de 1h30, os alunos têm suas dúvidas e questionamentos respondidos acerca dos conteúdos referentes ao ano que se encontram ou algum ano anterior. Os encontros ocorrem nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras, sendo que cada escola tem um dia referente à oficina. O projeto é no contraturno e deverá seguir até o final do ano.
“A ideia nessa primeira semana é conhecer os alunos melhor e saber quais as principais dificuldades de cada um. Então fizemos um diagnóstico com algumas perguntas. A partir de semana que vem vamos trabalhando em cima dessas dificuldades, que foram reveladas através do diagnóstico”, disse o acadêmico de licenciatura em matemática do IFC e bolsista do projeto, Lucas Martini.
Através de jogos e outros tipos de interações os alunos aprendem mais sobre frações, porcentagem, equações e outros temas que os interessam ou em que apresentem dificuldades. Entre 10 e 15 alunos participam de cada encontro. Maria Eduarda Borges, de 13 anos, conta que participa da oficina porque gosta da matéria. “Eu gosto de matemática pois ela está em tudo. A gente sempre tem que saber mais, vamos precisar usar sempre o que aprendemos aqui”, falou.
O objetivo que é que a oficina continue no ano que vem. “A oficina irá sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos, nestas escolas, identificadas pelas professoras regentes. Propiciará formas diferenciadas e motivadoras na compreensão de conceitos e estruturas matemáticas”, disse o coordenador de matemática da Secretaria de Educação, Bruno Arceno.