Desde o lançamento e sucesso do Bitcoin, diversas nações e grandes empresas passaram a olhar as moedas digitais com um maior interesse – tal como o Facebook, que há algum tempo anunciou a sua criptomoeda, e após alguns embates com a justiça americana ela está prestes a ser lançada. De acordo com o Financial Times, a Libra deverá chegar ao mercado mundial em janeiro de 2021.
Com sede em Genebra, a Libra Association é quem irá administrar e emitir a moeda digital do Facebook, que deve ser lastreada em dólar – pelo menos é isso o que afirma o Financial Times. Essa medida foi tomada por conta da regulamentação imposta pela justiça americana e de outros países ao redor do mundo, que acabaram frustrando boa parte das ambições do projeto da gigante da tecnologia. Inicialmente anunciada pelo Facebook em 2019, a Libra passou por diversas modificações desde então, exigidas principalmente por bancos centrais e reguladores, com a alegação de que a moeda digital poderia causar uma instabilidade financeira, trazendo prejuízos para a economia global.
Atualmente, o Facebook junto a Libra Association está aguardando a aprovação do regulador dos mercados da Suíça para poder emitir uma sequência de stablecoins, todas elas lastreadas em moedas tradicionais individuais. Por enquanto, a Libra Association não deu nenhuma declaração à imprensa, já a FINMA, o regulador suíço, também não divulgou nenhuma atualização sobre o assunto. A última notícia sobre o caso foi liberada em abril deste ano, relatando o recebimento da solicitação da Libra para uma licença de pagamento. Já as stablecoins foram criadas como medida para impossibilitar a oscilação comum às criptomoedas, deixando-as pelo menos em teoria, mais propícias para realizar transferências e pagamentos.
Benefícios das criptomoedas
Desde o aparecimento das moedas virtuais e da tecnologia de blockchain, surgiram novas alternativas para usar, gastar, ganhar e enviar dinheiro para qualquer lugar do mundo. As criptomoedas já podem e vêm sendo utilizadas para realizar negociações em todo o planeta – o Bitcoin, por exemplo, que já tem uma reserva de valor reconhecida, é uma das mais utilizadas para realizar o pagamento de produtos e serviços. Ela pode até mesmo ser usada em sites, e o sportsbet.io é confiável para apostas esportivas, e um dos pioneiros a aceitarem criptomoedas como forma de pagamento, além de ofertar uma grande variedade de promoções e alternativas de campeonatos, para os usuários darem seus pitacos.
Atualmente, as moedas virtuais são tão seguras quanto as moedas fiduciárias, no caso do Brasil, o real. Uma das suas principais vantagens é que você sempre terá um registro de transação imutável, que mostra sua propriedade desses ativos digitais. Dessa forma, o proprietário das moedas digitais só as perderá se for enganado ou se der o seu acesso a outra pessoa. Mas para mantê-las bem seguras, você pode utilizar carteiras de cripto, que podem ser as hot wallet (baseadas em software) e as cold wallet (baseada em hardware). A hot wallet é mais vantajosa para quem costuma verificar seus fundos com maior frequência, já a cold wallet é a mais segura, já que não fica conectada à internet. Além disso, a tecnologia de Blockchain é essencial para manter as criptomoedas seguras, já que ela não é administrada nem por usuários nem instituições financeiras. Na verdade, ela funciona através de um software que está presente nas mais diversas redes de computadores ao redor do globo. Sendo assim, quaisquer transações utilizando Bitcoins ou outra criptomoeda que faça uso do blockchain, é controlada por centenas e até milhares de computadores. Dessa forma, as moedas digitais estão livres de falsificações, além de serem invioláveis.
Outra vantagem das moedas digitais é a velocidade com que as transferências são realizadas, algo em torno de 10 minutos. Elas não exigem nenhum tipo de intermediário e não cobram nenhuma taxa durante o processo.