A obra do Rio das Ostra foi concluída no trecho 04 (próx. Rua Hermógenes de Assis Feijó), com a execução da limpeza, o alargamento do leito e instalação de gabião caixa e colchão reno – estruturas de contenção feitas em trechos da margem e fundo do rio. Esse trecho possui cerca de 415 metros, dos 2.820,00 metros totais da obra, que estão divididos em 07 trechos.
Durante esta semana, iniciou no trecho 06 (Rua Maria Mansoto/ Adaci Santos Gomes) a marcação e topografia do eixo no trecho retificado, já feita no trecho 01 (Marginal Oeste – entre Rua José Honorato da Silva e Paulo Cunha). E também seguiram com a limpeza e regularização de talude no trecho 05 (próx. Rua Maria Mansoto); e com os serviços em uma das pontes que cortam o rio, localizada na Rua Adaci Santos Gomes, próximo à Rua Donaciano Santos, que compreende a demolição e execução de galerias celulares em substituição à ponte existente.
A etapa das pontes é mais demorada e causa maior impacto aos moradores, mas é de extrema importância, pois vai aumentar a capacidades de vazão da água do rio no local, e assim, evitar os alagamentos que ocorriam quando chovia muito. A previsão de execução dessa etapa é até o dia 30 de junho, com a obstrução total da via. O local está sinalizado com tapumes e placas para orientar os motoristas e evitar acidentes.
Sobre a obra
A obra contratada por meio da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), pretende resolver os alagamentos decorrentes das chuvas nos bairros da Barra, São Judas e Nova Esperança. Além da limpeza das margens, a execução contempla dragagem e readequação da calha do rio para a vazão real da bacia hidrográfica e ainda, muretas de contenções em alguns trechos. A contratação da empresa de engenharia especializada para a execução da dragagem e readequação de calha do Rio das Ostras, foi por meio de licitação na modalidade Concorrência por menor preço global. A vencedora foi a empresa Penascal Engenharia e Construção Eireli, no valor de R$ 4.212.360,84. O prazo de execução previsto são três meses.