A obra de desassoreamento do Rio Peroba, no bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú, iniciada em abril deste ano, já atingiu 70% da extensão prevista para a limpeza.
A previsão de retirada de material beneficia 1,35 Km de extensão do rio, sendo que já foram desassoreados 970 metros. Em volume, já foram retirados do Rio Peroba 12.300 metros cúbicos de material, a maioria lodo e sedimentos acumulados no fundo do rio. A previsão de retirada inicial foi de 13.500 metros cúbicos de material.
“A revitalização do Rio Peroba segue melhorando sua vazão e trazendo mais segurança aos moradores do entorno em períodos de chuvas fortes como as que passamos recentemente. O bom resultado já é sentido. O desassoreamento do Peroba é uma reivindicação de lideranças comunitárias e de moradores da região. A obra está retirando da calha do rio milhares de toneladas de lodo e entulho”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.
O desassoreamento do Rio Peroba é uma ação esperada pelos moradores do entorno de suas margens, pois são os mais atingidos em períodos de enchentes. No início deste ano o assunto foi pauta de reunião entre moradores e lideranças comunitárias locais em que o prefeito Fabrício Oliveira determinou a ação para amenizar problemas de alagamentos.
“A limpeza e o desassoreamento do Rio Peroba seguem em bom ritmo e já apresenta ótimos resultados. Estamos indo agora para o trecho final, mas é de suma importância que os moradores ribeirinhos se conscientizem que existe uma responsabilidade coletiva pela manutenção do rio, que recebe ao longo de sua extensão muito descarte de materiais e detritos que não deveriam ser jogados em sua calha”, destaca o diretor-geral da Emasa, Douglas Costa Beber.