Quem entende um pouco pelo menos de impressoras 3D já ouviu falar em filamentos. Mas o que eles são? Onde vivem? O que comem? Pois bem, os filamentos são compostos que servem para a produção das peças em uma impressão 3D, podemos dizer que é a matéria-prima da confecção.
Existem diversos tipos de filamentos, que servem para a produção de equipamentos diferentes. As impressoras 3D imprimem os mais variados tipos de produto, logo é interessante que existam diferentes tipos de filamentos, para abastecer todas elas.
O que é filamento em uma impressora 3D?
Os filamentos podem ser comparados com os cartuchos das impressoras normais, aquelas que imprimem apenas papel. As impressoras 3D utilizam diversos tipos de insumos, com características diferenciadas, assim existem produtos que possuem mais qualidade e outros que não são tão indicados para a impressão de materiais.
Os filamentos são compostos de polímeros termoplásticos, produzidos no formato de fio contínuo, que é enrolado em um carretel e vendido nas lojas especializadas. É este fio que serve para alimentar a impressora 3D durante o seu processo de produção, sendo derretido pelo extrusor, gerando as camadas que irão formar o objeto escolhido.
Todos os filamentos são embalados na forma de carreteis, aqueles rolas que possuem a ponta presa. Por falar nela, é importante que esteja presa, para não desenrolar e acabar causando nós, que certamente vão impedir a continuidade de determinada impressão quando chegar neles. Cada carretel pesa entre 750 gramas e 1 kg.
Outros dados sobre os filamentos
A indústria de impressão 3D utiliza padrões que vão desde 1,75 mm até 3 mm de espessura, dependendo do modelo da impressora que fará o projeto. São vendidos nas mais variadas cores, sendo que branco, preto, cinza, amarelo, azul, vermelho, verde, laranja e natural são as mais comuns. Existem ainda outras cores como prata e dourado, por exemplo.
Nem todos os fabricantes de filamentos conseguem manter a mesma tonalidade em diferentes lotes, ou seja, o verde comprado hoje pode não ser o mesmo do que o comprado amanhã, por isso é importante ficar atento para não atrapalhar o seu processo de produção.
Filamento ABS Premium +
O filamento Acrilonitrila Butadieno Estireno, conhecido apenas pela sigla ABS, é um derivado do petróleo que possui elevada resistência e durabilidade. É muito utilizado para a confecção de itens que recebem cargas mecânicas e também na indústria, já que aguenta temperaturas de até 85ºC.
É interessante também para acabamentos que são realizados depois das impressões em 3D, já que esse material tem dureza superficial baixa. Ele pode ser impresso em alta velocidade, já que possui elevada fluidez na sua composição, sendo considerado o polímero mais popular nas impressoras 3D.
Filamento PLA
O filamento PLA aparece entre os melhores modelos do mercado, sendo que oferece características sustentáveis, sendo biodegradável e vindo de origem vegetal. Ele não precisa de aquecimento da mesa para a impressão e nem de temperaturas elevadas para extrusão.
É interessante ainda porque não emite gases prejudiciais à saúde humana. É muito bom para a impressão de peças grandes e que não precisem de acabamentos depois.
Filamento Flex
Chamado de filamento Flex ou Flexível, é um material desenvolvido para oferecer maleabilidade nas ações, ou seja, é recomendado para peças que precisam de movimentação nas suas aplicações.
Não pode ser utilizado em todos os tipos de impressoras e demanda certos cuidados em sua aplicação. É recomendado para quem já domina esta tecnologia.
Filamento TPU
Diferente dos concorrentes, o filamento TPU é resistente, mas também oferece flexibilidade. É ótimo para ser utilizado em juntas, vedações e outras peças que exigem movimentação, assim como o Flex.
Filamento Tritan HT
Esse é um filamento que oferece excelente resistência e dureza, sendo projetado para as impressoras 3D. É feito em copoliéster durável, aguentando elevadas temperaturas e pressão, assim como pode enfrentar soluções alcalinas e ácidas.
É mais durável do que PLA e ABS, sendo de boa aderência quando colocado sobre a mesa, que deve estar aquecida a 110ºC.
Como as impressoras 3D estão cada vez mais populares, é importante ter conhecimento sobre os filamentos. Agora que você já sabe tudo sobre eles, não terá mais dúvidas relacionadas com esta questão e ainda poderá ajudar seus amigos, indicando este artigo sobre o assunto.