O Núcleo de Atenção à Mulher (NAM) de Balneário Camboriú por meio do Projeto Tecendo Vidas oferece aulas de tricô e crochê para mulheres, toda sexta-feira às 14h. O trabalho tem como objetivo reverter o aprendizado em fonte de renda e contribuir para o empoderamento das participantes.
O projeto criado pela psicóloga do NAM, Ildamar Pereira, iniciou no começo do ano atendendo as mulheres do grupo de gestantes, que em uma roda de conversa têm aulas de educação em saúde. A partir daí se expandiu para as participantes da psicoterapia e agora está aberto a todas que tenham o interesse em fazer parte do grupo.
As mulheres podem tornar esta atividade em trabalho, usando o conhecimento adquirido como fonte de renda. O espaço também permite a troca de experiências e o ciclo de amizades, o que forma uma rede de apoio e favorece a saúde como um todo.
A participação é gratuita e os materiais devem ser trazidos pelas integrantes do projeto. As aulas de tricô são ministradas pelas voluntárias, Sonia Uberti e Maysa Massa Koche Rigueira e a de crochê pela professora voluntária Maria Jacinto da Silva
“Hoje vivemos numa sociedade em que as pessoas estão muito distantes. Então esse grupo aproxima e os resultados são bastante positivos, acaba sendo uma espécie de grupo terapêutico. As mulheres fazem amizades, conversam sobre as coisas da vida e do cotidiano. Tem uma senhora, que é cuidadora única do esposo que sofreu um AVC, e ela relata que não saberia o que fazer se não fosse esse espaço e esse momento para ela relaxar”, conta a psicóloga Ildamar.
O NAM está localizado na Rua México s/nº, Bairro das Nações. O telefone de contato é o 3361-5482.