A greve dos caminhoneiros entra em seu nono dia afetando vários serviços, as bases de distribuição de combustíveis em Santa Catarina continuam fechadas nesta terça-feira, produtos básicos começam a faltar nos mercados e o gás de cozinha já acabou nas distribuidoras (Grevistas liberaram gás de cozinha paras distribuidoras esta manhã).
A rede de ensino municipal cancelou as aulas desta terça-feira, assim como as universidades da região.
Por outro lado o transporte coletivo continua funcionando, a Expressul com horário de domingo e a Praiana em horários normais.
O abastecimento de combustível em Santa Catarina pode levar até sete dias para ser normalizado depois do fim da greve dos caminhoneiros, é o que afirma Joel Fernandes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais de Florianópolis.
Estoques dos supermercados já estão pela metade, diz associação
Comunicado: Angeloni antecipa horário de fechamento para as 21h
Protestos:
Na noite desta segunda-feira(29) centenas de pessoas foram as ruas de Balneário Camboriú em apoio as caminhoneiros, pedindo o fim da corrupção e alguns pedindo intervenção militar.
Serviços públicos que funcionam nesta terça-feira:
Veículos oficiais:
A Prefeitura adquiriu na tarde de sexta-feira (25), 25 mil litros de gasolina e 5 mil litros de diesel para abastecer a frota das Secretarias de Saúde, Educação e Segurança. Todos os veículos estão sendo utilizados de forma restrita e consciente, priorizando as áreas essenciais.
Esse combustível também está auxiliando o abastecimento da Polícia Civil, SAMU e Corpo de Bombeiros.
Saúde:
Unidades Básicas e Especializadas de Saúde estão abertas e as consultas agendadas estão mantidas. Situações pontuais podem ocorrer, prejudicando o fluxo de atendimento. O PA da Barra e o SAMU estão atendendo normalmente.
No Hospital Municipal Ruth Cardoso, as cirurgias eletivas foram suspensas temporariamente. A alimentação está sendo fornecida apenas para os pacientes, para acompanhantes de crianças e para os profissionais que trabalham turnos de 12 horas. Serviço de lavanderia está sendo realizado, porém com economia no uso das roupas. O uniforme dos funcionários foi suspenso nas áreas comuns, mantido somente no Centro Cirúrgico e UTIs.
As consultas ambulatoriais e tratamentos fora do domicílio foram retomados nesta segunda-feira (28), porque o Estado manteve os atendimentos.
A Secretaria de Saúde disponibilizou transporte para os funcionários com dificuldade de deslocamento, dando preferência aos que atuam no Hospital Municipal Ruth Cardoso, PA da Barra e SAMU. São 16 locais de embarque e desembarque em Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí.
EMASA:
A Empresa Municipal de Água e Saneamento (EMASA) informou que o sistema de abastecimento de água está operando normalmente. Mesmo assim solicita ainda que moradores de Balneário Camboriú e Camboriú economizem água.
A Autarquia Municipal está buscando maneiras de conseguir os produtos químicos para o tratamento de água. Dúvidas e informações podem ser solicitadas através do 0800 643 6272.
Educação:
Nesta terça-feira (29) estão suspensas as aulas nos Núcleos de Educação Infantil, Centros de Educação Municipal, CEJA e Projeto Oficinas.
Coleta de Lixo:
A Ambiental, empresa responsável pela coleta de resíduos na cidade, manterá a coleta normal até esta terça-feira (29). Caso a greve continue, a partir de quarta-feira a empresa terá que reduzir a frequência dos serviços de coleta, para evitar a suspensão total dos serviços.
Transporte público:
A Expressul conseguiu reabastecer os veículos. O combustível permitirá que a empresa siga atendendo a população, com horário de domingo, durante esta semana.
Obras e COSIP:
Desde segunda-feira (28), a Secretaria de Obras e a COSIP estão trabalhando em sistema de emergência, resolvendo as demandas mais graves e urgentes.
Procon:
O Procon de Balneário Camboriú fiscalizou 26 Postos de Combustível da cidade. O órgão solicitou a todos os estabelecimentos para que apresentassem até as 18h desta segunda-feira (28) espelhos de cupons fiscais, notas de compras de combustível e o Livro de Movimentação de Combustíveis (LMC), para avaliar se houve prática de preço abusivo.
Biblioteca Pública Municipal e Arquivo Histórico
A Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis e o Arquivo Histórico não abrirão nesta terça-feira (29).