O Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC), em Balneário Camboriú, amanheceu neste sábado (18) com uma intensa movimentação em sua área externa. Cerca de 200 voluntários mobilizaram-se para o mutirão, divididos em diferentes tarefas. “É uma alegria ver que tantas pessoas compareceram. A intenção é limpar e organizar a parte externa para dar uma nova cara para nosso hospital”, ressalta a prefeita Juliana Pavan.
Ela explica que como a situação no município já está se normalizando após as chuvas, foi possível realizar a ação, que já estava planejada e organizada. “Esse é um exemplo de que a união faz a força. Sob o comando da Secretaria de Obras e com apoio das demais secretarias, o mutirão aconteceu. Este é um primeiro passo para fazermos a diferença na saúde em Balneário Camboriú”, enaltece a prefeita.
A Secretária de Saúde de Balneário Camboriú, Aline Leal, explica que o mutirão envolveu todas as secretarias municipais e contou com a participação de secretários, servidores, vereadores e voluntários em geral. “Nos unimos e conseguimos executar vários serviços. Fizemos a revitalização dos jardins, a poda de árvores, lavação com hidrojato, conserto e pintura de bancos, roçada, retirada de entulhos e de bens inservíveis, entre outros pequenos reparos”, afirma.
Os bens inservíveis estavam armazenados em locais fechados, úmidos e com mofo, além de apresentar possíveis focos de dengue. Entre os materiais estavam macas, incubadoras de UTI neonatal, poltronas para acompanhantes e documentos. O material, que não foi mencionado durante a transição de governo, foi retirado e encaminhado para a gestão da Diretoria de Patrimônio, na Secretaria de Compras.
A diretora geral do HMRC, Andressa Hadad, afirma que o mutirão externo é um pequeno passo para um futuro grandioso. “Essa ação tem um grande significado, estamos transformando a parte de fora para que a comunidade perceba o que vai encontrar na parte de dentro: respeito, dignidade e acolhimento”, enfatiza a diretora.
O mutirão contou com a ajuda de muitos voluntários, até mesmo pessoas de municípios vizinhos e de outro estado. Andréa da Silva, moradora de Itapema, é uma delas. Ela soube da ação por uma postagem no Instagram e decidiu ajudar. “Tenho amigos que trabalham na saúde em Balneário Camboriú e então eu me coloquei à disposição. Achei muito interessante essa ação e nós, em Itapema, também utilizamos o Ruth Cardoso. Vim para colaborar e fazer algo em prol da comunidade” disse.
Da varanda do prédio em que estava, Neri Pereira, de 74 anos, viu logo cedo a movimentação no pátio do hospital e se interessou pela ação quando percebeu o plantio de mudas no jardim. Ele reside em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul (RS), e está a passeio na casa do filho. “Meu filho é enfermeiro e eu sou um grande entusiasta do meio ambiente. Então fui até o hospital e pedi para ajudar no plantio de mudas. Plantei uma delas no jardim que fica bem em frente à casa do meu filho. Sempre que vier visitá-lo vou querer acompanhar o crescimento da árvore”, diz.
Segundo informações da Secretaria de Meio Ambiente, ao todo 52 mudas foram plantadas durante o mutirão. São árvores, como ipê e aroeira, e mudas frutíferas nativas, como jabuticaba, acerola, amora e pitangas.