O 4º Mutirão Juntos pelo Rio Camboriú, que vai acontecer neste sábado (06), promete unir moradores, instituições e empresas em prol da causa ambiental e preservação do rio mais importante do município. Organizado pelo Comitê do Meio Ambiente do Lions Balneário Camboriú Centro e Conselho Comunitário de Segurança Náutica e Cidadania (CONSEG Mar), o mutirão de limpeza contará com a parceria da Águas de Camboriú, Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) e da Prefeitura de Balneário Camboriú, órgãos municipais de Camboriú, entidades e voluntários em geral.
A ação inicia às 7h, com três pontos de encontro previstos: um no Píer do Barco Pirata, no Parque Ecológico Raimundo Malta – para limpeza das margens – e outro na Náutica Camboriú (Avenida Santa Catarina, nº932, Camboriú). Quem tiver interesse em participar, deve se inscrever antecipadamente no link: http://riocamboriu.lionsbccentro.org.br. Cada voluntário receberá um kit com: camiseta, sacochila, luvas, sacos de lixo, fruta e água.
Raquel Garcia Helm, bióloga e responsável pelos projetos socio ambientais da Águas de Camboriú, relembra de outros momentos que já atuou como voluntária nos mutirões de limpeza. “Sempre que temos a oportunidade nós participamos de eventos como esse, com foco na preservação da fauna e flora da nossa região. Fica o convite para que as pessoas também participem, juntos fazemos a diferença”, completa ela.
Já para Gabriel Fasola, coordenador do grupo de voluntários da Regional Aegea de Santa Catarina, a doação do próprio tempo em benefício de toda a comunidade é o principal aspecto do voluntariado. “Nesses momentos existe também confraternização, apoio mútuo e troca de experiências, quando o coletivo se une para um mesmo objetivo” explica.
O apoio em ações sustentáveis e de preservação é uma ação constante e incentivada pela concessionária. A empresa tem focado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como metas para erradicação da pobreza, desenvolvimento de atividades econômicas sustentáveis e preservação da vida.
“Nossas ações estão sempre voltadas ao cumprimento das ODS, e atividades como esta incentivam o trabalho voluntário e estão dentro dos Objetivos, como a preservação da Vida na Água e da Vida Terrestre, por exemplo”, encerra Reginalva Mureb, presidente da Águas de Camboriú.
Dicas para os voluntários:
• Vestir calça comprida e camiseta de manga longa por baixo da camiseta do evento.
• Roupas confortáveis que possam sujar ou molhar.
• O acesso dos voluntários às margens e ilhas do rio será por meio de botes/barcos/bateiras e canoas.
• Feito o desembarque, as equipes deverão recolher o máximo de lixo encontrado e, após, retornarão à margem para resgate e transporte até o próximo ponto de coleta ou balsa.
• Usar Repelente (tem no kit)
• Boné ou chapéu
• Protetor solar
• Sapato: galocha ou tênis velho que possa sujar/molhar e até danificar