Símbolos do Bairro da Barra vão enfeitar os muros da localidade que é considerada o centro histórico de Balneário Camboriú. Nesta sexta-feira (23), artistas plásticos e voluntários iniciaram a pintura de painéis no muro da Escola Estadual Francisca Alves Gevaerd. A atividade, intitulada “Meu Muro, Nossa História”, faz parte do projeto Barra Cultural, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC). Iniciativa do coletivo Peixaria Cultural, o projeto pretende fomentar um circuito artístico no bairro.
De acordo com o proponente do projeto na LIC, Douglas Gomes dos Santos, a ideia é colocar nas ruas elementos da cultura local. Um dos painéis que vai enfeitar o muro da escola está sendo pintado pelas artistas Elis Teixeira e Paloma Her, ambas moradoras da Barra, com a ajuda de voluntários. No desenho que elas criaram como base, constam pássaros da Mata Atlântica, batera a remo (barco) e outros elementos que identificam o lugar. “Participar da atividade representa o amor que eu tenho pela minha história de vida na Barra. Aqui estão as raízes nativas da cidade. Utilizo na minha arte tudo o que tenho de memória afetiva”, contou Elis.
Outros dois muros também serão pintados e vão homenagear moradores do bairro. Além de Elis e Paloma, o grafiteiro Diant também foi convidado. O trabalho no muro da escola seguirá neste sábado (24), das 13h às 17h, em forma de mutirão e também estará aberto à participação da comunidade.
Voluntária na ação, a professora de Artes Francieli Tramontini estava pintando tainhas no muro. Mesmo não sendo moradora da Barra, ela tem uma ligação forte com o bairro. “Já trabalhei nesta escola. Conheço bastante o pessoal daqui, venho todos os meses no Sarau da Tainha (evento que ocorre na Praça do Pescador)”, disse Francieli, que também é artista plástica.
Os painéis estão sendo criados com base em uma pesquisa, feita em 2017, que reuniu histórias de antigos moradores e fotos. Em 7 de abril, o projeto Barra Cultural será apresentado no Sarau da Tainha, a partir das 19h, ocasião em que o público será convidado a percorrer as ruas do bairro para conhecer as pinturas.